Conheça o Produto que retira até 96% de Agrotóxico da Maçã!

Segundo pesquisa publicada recentemente no “Journal of Agricultural and Food Chemistry”, o bicarbonato de sódio pode ajudar a retirar os resíduos de defensivos na superfície da maçã.

Para avaliar a eficácia do bicarbonato, a equipe de pesquisadores usou os pesticidas tiabendazol e phosmet na maçã. A fruta ficou exposta por um período de 24 horas.

photo

Posteriormente, foram feitos três testes. Os pesquisadores colocaram água misturada com bicarbonato na fruta na proporção de 10 mg/ml. Depois, a maçã foi lavada em água da torneira por 2 minutos. Finalmente, a fruta foi imersa em solução de hipoclorito de sódio (10 mg/ml) por 8 minutos.

Segundo os resultados, o bicarbonato, de longe, foi o método mais efetivo. Dentro de um período de 15 minutos de imersão, o bicarbonato reduziu 80% do tiabendazol e 96% do inseticida phosmet.

f6c1f97ca2f2e220c1d1f3e5dbd7dc86--les-pesticides-vinegar

Ainda segundo a pesquisa, a diferença entre as substâncias se deu pelo alcance da penetração de cada composto. O mapeamento de imagens mostrou que o tiabendazol penetrou até 80 micrometros de profundidade nas maçãs. O phosmet foi detectado a uma profundidade de 20 micrometros.

10-amazing-uses-for-baking-soda-728x728

lavar a fruta na torneira foi o método menos eficaz, mas os pesquisadores ressaltaram que pode ser uma boa opção na falta do bicarbonato porque também ajudar a remover os químicos.

Outra maneira de amenizar a quantidade de agrotóxico, dizem, é descascar a maçã, mas isso pode retirar propriedades importantes presentes na casca, como as fibras.

Compartilhe essa informação com os seus amigos!

Fonte: Sociedade Nacional de Agricultura




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook