Perca Peso Agora

Conheça essa Simples Invenção Capaz de Fechar um Ferimento de Bala em 20 segundos

Uma seringa cheia de esponjas, XStat, que foi projetada para fechar feridas abertas por armas de fogo, de forma super rápida, foi aprovada para uso na população. Esse dispositivo foi criado em abril de 2014 pela empresa RevMedx, Oregon. A Food and Drug Administration (FDA), disse que o dispositivo, originalmente desenvolvido para ser usado pelos militares, pode agora ser utilizado por civis socorristas para ajudar no controle de hemorragias graves.

Como funciona

A maneira como ela funciona é simples. Cada seringa contém aproximadamente 92 esponjas comprimidas e revestidas por um material absorvente e antimicrobiano.

As esponjas são feitas da polpa de uma madeira (celulose) que não dissolve dentro do corpo, e revestidas com quitosana, material que promove a coagulação do sangue e é resistente à infecção bacteriana.

Essas minúsculas esponjas também são pré-carregadas com marcadores que aparecem nos exames de raio-X, permitindo sua fácil remoção se alguma ficar presa no corpo.

Uma vez injetadas no ferimento elas se expandem em apenas 20 segundos após entrar em contato com o sangue, bloqueando o seu fluxo para fora do corpo.

Elas funcionam bem por 4 horas, ganhando tempo sufuciente para transportar o doente para o hospital até que ele entre para uma cirurgia.

Cada aplicador tem esponjas suficientes para absorver 1 litro de sangue, e até 3 aplicadores podem ser usados em um paciente.

Agora que o XStat foi aprovado para ser usado na população em geral, ele poderá ser um divisor de águas para situações de risco de vida em casa. Mais de 40% das mortes de civis devido a traumas severos são causadas por sangramentos até a morte, e dentre essas mortes, de 33% a 56% acontecem antes do paciente conseguir chegar ao hospital.

“Quando um produto é desenvolvido para uso no campo de batalha, geralmente destina-se a trazer soluções rápidas em um cenário onde o atendimento avançado pode não estar imediatamente disponível”, disse o diretor do FDA. Mas esse dispositivo será extremamente útil para o uso nas cidades, onde também ocorrem muitos ferimentos à bala, ou à faca, onde segundos podem fazer a diferença entre viver ou morrer.

Fonte: Business Insider



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook