Perca Peso Agora

Conheça a meia que provavelmente fará você parar de roncar

Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram um jeito simples de acabar com o ronco: basta dormir de meia. Não é qualquer meia, mas você pode encontrá-la com facilidade em qualquer lugar.

Homem roncando na cama com sua mulher

A descoberta

De acordo com uma nova pesquisa, as meias usadas para prevenir trombose durante vôos longos podem também acabar com o ronco. As meias são usadas para reduzir a quantidade de fluidos que se acumulam nas partes inferiores das pernas durante o dia. Alguns estudos descobriram que a noite alguns fluidos deslocam-se para a região do pescoço, como resultado da gravidade, quando as pessoas estão deitadas. Isso pode causar a apnéia, que está relacionada com o ronco, condição essa que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo.

Isso ocorre como resultado do excesso de gordura e fluidos ao redor do pescoço. Os músculos do pescoço então entram em colapso, o que faz a respiração parar por 10 segundos ou mais. O som do ronco ocorre com a vibração do ar contra o tecido mole que está em seu caminho.
Quando o cérebro percebe que a respiração parou, ele envia um sinal para os músculos das vias respiratórias para se contrairem novamente. Isso faz com que as vias respiratórias se abram e o paciente acorda com um sobressalto.

Isso pode ocorrer uma vez a cada 10 minutos ou, em casos mais severos a cada 2 minutos. Poucas pessoas lembram disso quando acordam porque elas adormecem novamente em segundos, mas se sentem exaustas durante o dia seguinte.

E isso, se não for tratado, pode acarretar outros problemas de saúde como o aumento da pressão arterial e ataques cardíacos.

Tratamento convencional

O tratamento consiste em usar máscaras sobre o nariz e a boca durante o sono para suavemente bombear ar nas vias respiratórias mantendo-as abertas. Mas algumas pessoas sentem a máscara pesada e pesquisas indicam que quase um terço dos pacientes nunca usaram esse aparelho.

Meias de compressão

As meias de compressão do tipo meia perna, usadas para tratar varizes, podem ajudar alguns pacientes, de acordo com a última pesquisa da Universidade de Toronto, no Canadá. Elas funcionam apertando a parte inferior da perna para manter o sangue circulando e consequentemente diminui a formação de fluidos.

Meia de compressão

O estudo da Universidade de Toronto recrutou mais de 50 homens com apnéia do sono. Metade deles usou meias de compressão todos os dias durante 2 semanas. O restante usou meias comuns. Durante a noite cada paciente foi conectado a um monitor para medir seu ronco enquanto eletrodos colocados nas pernas e no pescoço avaliaram o deslocamento do fluido enquanto eles estavam deitados.

Resultados

Os resultados, publicados no "Journal Sleep Medicine", mostraram que os homens que usaram as meias de compressão tinham menos fluidos se movimentando no pescoço e um numero reduzido de vezes seu sono era interrompido, de uma média de mais de 30 vezes em uma hora, para 15 vezes. Os homens que usaram meias comuns não apresentaram nenhuma mudança.

Dr. Simon Merritt, consultor em Medicina Respiratória e do Sono no Conquest Hospital em Hastings, disse:

isso não vem a ser um tratamento por si só, mas pode tornar-se um auxiliar ao tratamento convencional.


Se quiser experimentar, você encontra meias de compressão nesse site. Essa novidade pode ajudar muita gente, então compartilhe com seus amigos!



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook