Como Usar a Água Ozonizada para Retirar Agrotóxicos de Frutas e Verduras? Torneira acaba de ser lançada com uma proposta inovadora!

O uso excessivo de agrotóxicos na agricultura brasileira, principalmente a voltada ao mercado nacional, tem preocupado tanto especialistas como a sociedade civil. Muitas pesquisas sobre o tema estão sendo desenvolvidas com o objetivo de buscar alternativas mais saudáveis de alimentação. A exposição aos agrotóxicos, mesmo que em baixas doses, mas de forma contínua, está relacionada a problemas como infertilidade, malformações, neurotoxicidade, desregulação hormonal, efeitos sobre o sistema imunológico e câncer.

As substâncias malationa, diazinona e o glifosato, ativas em agrotóxicos, foram caracterizadas pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) como prováveis agentes carcinogênicos para humanos. As três são amplamente utilizadas no Brasil, informa o INCA.

Água ozonizada ajuda a eliminar agrotóxicos de alimentos

O cenário é negativo, mas pesquisadores têm se esforçado para encontrar soluções para pessoas que procuram por mais saúde e qualidade de vida. Nessas pesquisas, a água ozonizada tem se mostrado uma alternativa eficiente, prática e rápida para diminuir a concentração de agrotóxicos nas frutas e verduras ou mesmo remoção completa dos agentes prejudiciais.

Para onde vão os agrotóxicos? Este é um dos pontos positivos dessa solução e que a torna mais vantajosa quando comparada com outras alternativas. A desintoxicação com água ozonizada não deixa resíduos, uma vez que o oxigênio é inerte e gasoso e o ozônio possui um alto potencial de oxidação mesmo quando em baixa concentração.

O ideal é que, ao remover as contaminações, o alimento conserve suas propriedades, que vão oferecer benefícios à dieta do consumidor.

Como fazer a desintoxicação de frutas e verduras?

O ozônio pode ser utilizado de duas formas: fumigação do gás nos alimentos ou a imersão em água saturada com o gás. A redução ou remoção dos agrotóxicos irá depender de fatores como:

  • Qual o tipo do alimento: fruta, verdura, legumes;
  • Tempo de imersão ou exposição ao ozônio;
  • Qual o agrotóxico utilizado;
  • Concentração do ozônio na solução.

Veja como alguns alimentos reagem após a solução com água ozonizada

Maçã: ao lavar maçãs com água ozonizada por 15 minutos é possível diminuir 75%, 72% e 46%, dos resíduos de azinfós metílico, captana e cloridrato de formetanato, respectivamente. Já os resíduos de mancozebe reduziram entre 56% e 97% com a imersão em água ozonizada contendo O3.

Hortaliças: no caso das hortaliças, foi possível reduzir entre 45% e 61% a quantidade de agrotóxicos com 30 minutos de imersão em água ozonizada com maior concentração de ozônio (2,0 mg L-1).

Alface, tomate cereja e morango: a redução da concentração pode chegar a 58% em 10 minutos de imersão. O mesmo tempo reduziu entre 35% e 25% os resíduos em tomates cerejas e morangos.

Uva: usando o método de fumigação de ozônio nas uvas, foi possível diminuir resíduos de fenexamida, ciprodinil, pirimetanil e piraclostrobina em 68,5%, 75,4%, 83,7% e 100,0%, respectivamente.

E como ter acesso a água ozonizada em casa?

A boa notícia é que uma torneira acaba de ser lançada com uma proposta inovadora: eliminar bactérias e agrotóxicos dos alimentos em apenas 30 segundos.

Essa é a promessa da DocolVitalis Ozônio, que funcionaria misturando ozônio à água. As propriedades esterilizantes do ozônio seriam usadas para remover as bactérias e agrotóxicos e poderiam funcionar também para remoção de odores desagradáveis das mãos, como o de alho ou peixe, por exemplo.

Além da função inovadora, a torneira também conta com um design moderno e um botão exclusivo que seria responsável por incorporar o ozônio à água apenas quando o usuário quiser utilizá-lo. Além disso, a torneira conta ainda com uma alavanca de acionamento que regula a vazão da água e controla a temperatura.

Como o ozônio é um ingrediente natural, ele não provoca efeitos colaterais ao ser usado, nem causa danos ao meio ambiente, segundo informa o site Casa Mix.

Fonte: Brazon
Hypeness




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook