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Como Manter o Equilíbrio Ácido-Alcalino do Seu Corpo e Assim Prevenir Doenças

O que muitas pessoas não sabem é que muitos dos alimentos que consomem regularmente afetam negativamente o equilíbrio ácido/alcalino natural do corpo.

O corpo humano é por natureza um ambiente alcalino. Quando um indivíduo faz uma dieta excessivamente ácida está a perturbar o equilíbrio do pH saudável de seu organismo, tornando-o susceptível a doenças e enfermidades.

Na verdade, quando o pH do organismo é muito ácido, o indivíduo está em risco elevado de sofrer de doenças cardíacas, artrite, câncer, diabetes e outras doenças.

Outra razão pela qual as pessoas devem esforçar-se para promover um equilíbrio alcalino saudável é porque o câncer não consegue sobreviver em um ambiente alcalino.

Na escala de pH, que vai de 1 a 14 (sendo catorze altamente alcalino), o corpo humano deve estar entre 7,4 – 7,6, naturalmente. A um pH de 8,5, as células cancerígenas não conseguem sobreviver. Portanto, uma dieta predominantemente alcalina pode diminuir o risco de câncer ou até mesmo ajudar a combater a doença.

Como controlar os níveis de PH do corpo através da alimentação

A melhor maneira de conseguir um equilíbrio ácido/alcalino saudável no interior do organismo é tendo uma dieta composta por 60% a 80% de alimentos alcalinos.

Para uma nutrição adequada, é ainda necessário consumir alguns alimentos ácidos. Por outro lado, este tipo de alimentos devem estar limitados a menos de metade dos alimentos consumidos por qualquer pessoa.

Por isso, sua dieta deve ser composta principalmente de alimentos alcalinos, incluindo:

  • Frutas secas (por exemplo, passas), damascos, tâmaras e bananas
  • Batatas (sobretudo batata doce)
  • Saladas “verdes”, incluindo alface, espinafre e repolho roxo e verde
  • Legumes verdes e folhosos
  • Legumes variados, como a beterraba, pimentão, alho, abóbora, abobrinha e pepino
  • Gorduras naturais, como nozes e azeitonas pretas
  • Alguns grãos, como trigo e milho
  • Chás de ervas e sucos de vegetais frescos

Embora os alimentos alcalinos sejam extremamente saudáveis, pode ser muito difícil manter uma dieta predominantemente alcalina.

As pessoas devem limitar o consumo de alimentos altamente processados, alimentos açucarados (incluindo algumas frutas com alto teor de açúcar), carne, álcool e refrigerantes, dado que este tipo de alimentos são ácidos.

Infelizmente, esses alimentos podem ser difíceis de evitar, pois eles constituem a maior parte da dieta de muitas pessoas. No entanto, é importante lembrar que as pessoas que consomem uma grande quantidade de alimentos ácidos são geralmente aquelas que ficam constantemente doentes ou sofrem de doenças.

As pessoas devem também recordar que não é necessário evitar completamente os alimentos ácidos, mas simplesmente limitá-los a cerca de 20% a 40% da sua dieta.

O que pode uma pessoa esperar de uma dieta predominantemente alcalina?

Seguir uma dieta predominantemente alcalina pode fazer maravilhas pela saúde. As pessoas que estão frequentemente ansiosas, letárgicas e irritadas, e/ou sofrem amiúde de resfriados ou congestão nasal podem beneficiar muito optando por uma dieta alcalina rica.

Uma dieta alcalina pode ajudar a prevenir a gripe e até mesmo ajudar o corpo a produzir menos muco. As mulheres que sofrem de cistos mamários benignos ou cistos ovarianos também podem ter benefícios fazendo uma dieta predominantemente alcalina. Este tipo de dieta também pode proteger os ossos da osteoporose, evitar que os músculos percam massa muscular, e ajudar a prevenir pedras nos rins.

São tantos os benefícios de uma dieta predominantemente alcalina que muitas pessoas nem fazem ideia. Mesmo aqueles que estão preocupados com a perda de peso irão ficar felizes por ver o que esta dieta pode fazer pelo seu corpo.

Comer os alimentos certos de modo a promover um equilíbrio alcalino saudável do organismo contribui para perder peso, prevenir doenças e apoiar a boa saúde geral.

Fonte: Dieta Alcalina



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