Perca Peso Agora

Comer Brócolis Protege contra Câncer de Fígado, segundo Estudo Americano

Cientistas já sabiam que comer brócolis de três a cinco vezes por semana pode reduzir o risco de vários tipos de câncer incluindo de mama, próstata e cólon.

Agora um novo estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirmou que incluir este vegetal em sua dieta pode também proteger contra o câncer de fígado, assim como combater o desenvolvimento de fígado gorduroso e doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA). Essas condições podem causar o mal funcionamento do fígado e levar ao hepatocarcinoma, uma forma de câncer de fígado com alta taxa de mortalidade.

O que se sabia sobre o brócolis e a saúde é que ele pode proteger contra vários tipos diferentes de câncer. Mas ninguem havia estudado a relação com o câncer de fígado.

Disse Elizabeth Jeffery, uma professora emérita em nutrição pela Universidade de Illinois.

Nós decidimos que o câncer de fígado precisava ser estudado, principalmente devido à epidemia de obesidade nos Estados Unidos. Já haviam estudos apontando que a obesidade aumenta o risco de câncer de fígado, principalmente em homens. Homens obesos têm quase 5 VEZES MAIS RISCO de desenvolver este câncer.

Jeffery acrescenta que a maioria da população come uma dieta rica em gorduras saturadas e açúcar. Porém, ambos são armazenados no fígado e podem ser convertidos em gordura corporal. Consumir uma dieta rica em gordura e açúcar e ter excesso de gordura corporal está ligado ao desenvolvimento de DHGNA, que pode levar a doenças como cirrose e câncer de fígado.

Em seu estudo, Jeffery observou que adicionando brócolis na dieta de ratos não os tornou mais magros ou afetou seu peso, mas colocou seus fígados sob controle o que os tornou mais saudáveis.

Segundo este estudo, comer brócolis fresco picado ou levemente cozido no vapor é a melhor forma de se obter o composto que combate o câncer, chamado sulforafano.

Apesar do estudo ter investigado apenas o brócolis, eles acreditam que outras hortaliças brássicas, como couve-flor ou couve-de-bruxelas, podem ter o mesmo efeito.

Nome do estudo: Y.-J. Chen et al. Dietary Broccoli Lessens Development of Fatty Liver and Liver Cancer in Mice Given Diethylnitrosamine and Fed a Western or Control Diet, Journal of Nutrition (2016). DOI: 10.3945/jn.115.228148

Fonte: Journal of Nutrition



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook