Perca Peso Agora

Com Café e Bons Amigos os Problemas ficam Menores!

Chá, café, bons amigos, e qualquer problema fica mais leve. A magia desses momentos catárticos está em algo tão simples quanto saber apreciar o presente e aliviar tensões com uma conversa, enquanto apreciamos o ritual de uma bebida quente que, por sua vez, produz mudanças muito positivas em nossos cérebros.

Mihaly Csikszentmihalyi, um dos psicólogos mais conhecidos no estudo da felicidade, aponta que apesar de passarmos o dia rodeados de gente e super conectados às tecnologias e a todo tipo de estímulos, nos sentimos mais sozinhos do que nunca.

Nos “desligamos” da felicidade e esquecemos o valor desses bons momentos que acontecem, por exemplo, ao redor de uma mesa com bons amigos tomando um chá ou café.

Esses momentos de relaxamento que vivenciamos ao redor de um ritual social têm na verdade uma finalidade muito importante: criar âncoras emocionais.

O café, ou chá ou compartilhar uma refeição, são experiências positivas que estimulam a química cerebral nos permitindo ser mais comunicativos, reduzir o estresse e, principalmente, criar uma lembrança positiva na memória emocional.

Os bons momentos têm mais poder que os momentos ruins

Uma lembrança registrada como emocionalmente positiva perdurará na nossa memória antes que outra classificada como negativa. Os bons momentos têm poder, transcendência e uma autêntica capacidade para cuidar da nossa autoestima, e isto não são palavras nossas, mas sim de uma pesquisa interessante realizada na Universidade de Limerick, na Irlanda.

Segundo estes autores, um fato ligeiramente desagradável tende a desaparecer da nossa memória por um simples mecanismo de defesa do nosso cérebro. Iremos processar rapidamente o negativismo para nos adaptarmos às mudanças, e uma coisa que irá nos ajudar a avançar são as lembranças positivas, essas que alimentarão de forma ótima a atitude positiva que nos impulsiona e nos oferece ânimo a cada manhã.

Agora, uma coisa que acontece com muita freqüência é que tendemos a nos desligarmos da realidade, do aqui e agora. Passamos o dia fazendo atividades que poderíamos chamar de “manutenção”: nos vestimos, pegamos o carro, o metrô, vamos trabalhar, voltamos…

Vivemos com muita velocidade e, por sua vez, desligados da nossa voz interior e dessa realidade onde acontecem as sensações, as emoções.

Não é que tenhamos “momentos ruins”, propiciamos na verdade “um fluxo vital neutro e asséptico” que nos afasta por completo da sensação de felicidade. É como tentar pegar água com as mãos e não senti-la. Vejamos como vencer este estado.

Chá, café e bons amigos…

No inicio falamos dos benefícios do saudável ritual de se reunir com bons amigos para tomar um café ou um chá. Todo costume arraigado numa sociedade contém na verdade um propósito que às vezes ignoramos e, neste caso, uma coisa tão simples como estar com alguém diante de uma xícara de café pode permitir que passemos desse fluxo vital asséptico a um momento positivo e de cura.

Esse costume é apenas um minúsculo exemplo de tudo o que poderíamos fazer para nos permitirmos estar mais presentes, para nos “arraigarmos” no aqui e agora, em todo esse tecido maravilhoso de estímulos, sensações e conhecimentos que nos rodeia no exterior.

Benefícios de uma xícara de café em boa companhia

Segundo um artigo publicado na revista “Pshychology Today“, a cafeína pode melhorar nossos relacionamentos sociais ao agir como um estimulante suave. Ela otimiza o funcionamento dos neurotransmissores que facilitam a memória, o bom humor e a comunicação.

A sensação prazerosa de uma bebida como o café ou o chá nos traz endorfinas. Este bem-estar interior nos relaxa para desfrutarmos mais da conexão emocional com os amigos, com essas pessoas que são significativas para nós, criando assim um círculo de bem-estar que retroalimenta nossas emoções e nosso equilíbrio mental.

O prazer de compartilhar bons momentos nos faz “estar presentes”, e toda experiência positiva, como dissemos, age edificando uma reserva cognitiva e emocional que nos fortalece e nos coloca em contato com a autêntica felicidade.

Aquela que está nas pequenas coisas, nas coisas que podemos favorecer todos os dias e que são tão terapêuticas para a mente e o coração. Coloquemos isto em prática!

Fonte: A Mente é Maravilhosa



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook