Perca Peso Agora

Cirurgia Plástica deixa Brasileira com Impulsos Cleptomaníacos por 2 Semanas

Uma brasileira de 40 anos teve efeitos colaterais inesperados depois de fazer uma cirurgia plástica eletiva de lipoaspiração, implante de silicone nos seios e correção de flacidez dos braços. Ela passou 2 semanas com impulsos cleptomaníacos e chegou a ser detida pela polícia por roubo. O caso foi descrito no final de janeiro na revista British Medical Journal Case Reports.

Teoricamente, a cirurgia foi um sucesso, mas foi na recuperação que os médicos constataram que algo não ia bem. A paciente apresentava perda de memória, lentidão e apatia. Duas ressonâncias magnéticas mostraram que ela sofreu encefalopatia hipóxica, o que significa que houve diminuição de suprimento de oxigênio no cérebro, afetando partes dele.

É possível que a falta de oxigênio no cérebro tenha acontecido durante ou logo depois do procedimento. O autor do relatório, Fábio Nascimento, conta que uma técnica cirúrgica comum é a hipotensão controlada, quando a pressão sanguínea do paciente é baixada para diminuir sangramentos. A técnica é segura, mas nesse caso algo deu errado.

Uma região do cérebro em particular parece ter afetado o núcleo caudado, que está envolvido na memória e aprendizado, e poderia ter causado esse comportamento cleptomaníaco. Antes da cirurgia, ela não sofria de nenhum transtorno mental ou abuso de drogas.

Depois de ter alta do hospital, ela começou a ter compulsão por roubar, e sentia alívio depois da ação. Um dia, ela estava procurando um presente para a amiga de sua filha no shopping quando sentiu a vontade irresistível de roubar um objeto, mesmo tendo condições de pagar por ele. Flagrada, ela foi levada para uma delegacia.

A mulher, que não foi identificada na publicação, foi liberada depois que seus médicos explicaram à polícia que ela estava sofrendo com o transtorno psiquiátrico depois da cirurgia.

Por sorte, os sintomas passaram completamente, sem necessidade de tratamento, depois de duas semanas. Nesse período, o cérebro foi capaz de reverter os danos causados pela falta de oxigênio. A literatura médica só relatou um outro caso semelhante de cleptomania seguida de encefalopatia hipóxica.

Fonte: Hypescience

Science Alert



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook