Perca Peso Agora

Cientistas desenvolvem Nova Substância que promete Aliviar a Dor sem causar Dependência

Enquanto o vício em analgésicos à base de ópio é um problema sério enfrentado por países como os Estados Unidos, alguns cientistas estão buscando resolver o problema em sua origem: a prescrição médica. Segundo um artigo da revista LiveScience, cerca de 20% dos americanos que sofrem de dor crônica são tratados com opioides, o que aumenta significativamente o índice de viciados nestas drogas.

Porém, uma nova substância promete os mesmos efeitos, sem risco de causar dependência.

A nova droga tem um princípio semelhante ao da maconha, porém sem os efeitos colaterais decorrentes do uso da planta. Andrea Hohmann, professor de neurociência na Universidade de Indiana, está a frente de uma pesquisa do gênero. O pesquisador teria criado um composto que imita o THC (princípio ativo da maconha) e se conecta a um receptor canabinoide do cérebro conhecido como CB1, causando o alívio da dor.

Outra pesquisa, liderada pelo cientista Jason Clapper, obteve um resultado semelhante ao criar um composto capaz de aumentar o número de receptores canabinoides naturais do cérebro, aliviando os sintomas da dor crônica.

Em ambos os casos, as drogas desenvolvidas são opções muito melhores do que o uso de ópio e não causam dependência. As informações são do LiveScience.

O único ponto negativo é que, até o momento, ((os experimentos foram realizados apenas em ratos** e podem não ter sua eficiência comprovada em humanos. Mesmo assim, esse parece ser um novo e promissor caminho para evitar que mais pessoas tenham que incorrer no uso de opioides altamente viciantes para alívio de dores crônicas.

Fonte: Hypeness



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook