Perca Peso Agora

Cientistas Descobrem que "Beterraba" pode Substituir Sangue Humano

Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia descobriram na beterraba uma importante proteína que poderá ser usada para substituir a hemoglobina no sangue humano. A proteína, que confere ao sangue a sua cor avermelhada, tem como função principal transportar oxigênio para os tecidos.

A equipe agora está investigando se seria possível modificar a substância da beterraba para que ela possa ser absorvida pelos tecidos humanos.

Os pesquisadores acreditam que isso poderia ser conseguido nos próximos três anos. Um especialista comentou que apesar de "animador", o estudo só deve trazer resultados concretos "no longo prazo".

"Anteriormente se presumia que certas plantas produziam esta proteína de ferro apenas sob estresse, como durante as secas ou geadas. No entanto, demonstramos que a hemoglobina é produzida mesmo em um estado normal," disse Nélida Leiva, bioquímica da Universidade de Lund.

Nélida Leiva também descobriu que a hemoglobina da beterraba é quase idêntica à hemoglobina humana, especialmente a forma de hemoglobina que temos em nossos cérebros.

Os cientistas basearam seus estudos em um trabalho anterior, publicado pela revista científica Plant & Cell Physiology, que concluiu que a hemoglobina vegetal tinha um papel fundamental no desenvolvimento da planta.

Um dos integrantes da equipe, disse que o objetivo do grupo era encontrar uma solução para o problema da escassez de sangue. O sangue produzido a partir da proteína da beterraba poderia ser usado, por exemplo, em transfusões de emergência (por exemplo, em pacientes que perderam muito sangue após um acidente) ou em tratamentos para câncer e doenças do sangue.

Durante o estudo, a proteína da planta se comportou de maneira similar à hemoglobina encontrada no cérebro e apresentou uma estrutura similar. O próximo passo da equipe agora seria modificar a proteína da planta para ver se ela seria aceita por porcos e, depois, por tecidos humanos.

Fonte: BBC



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook