Perca Peso Agora

Cientistas Afirmam que Parasitas dos Gatos Causam Esquizofrenia

Todo mundo adora fazer e receber carinho dos gatinhos. Mas pouca gente sabe que, por trás desse rostinho peludo e aparentemente inocente, está escondido um perigo: um parasita chamado Toxoplasma gondii (T. gondii) .

T. gondii é o parasita mais comum nos países desenvolvidos, de acordo com Schizophrenia Bulletin. O parasita presente nos gatos pode infectar qualquer espécie de sangue quente, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças estima que mais de 60 milhões de pessoas nos EUA podem tê-lo.

A maioria das pessoas não apresenta nenhum sintoma. Mas em pessoas com sistemas imunológicos mais fracos, a infecção com T. gondii pode causar uma doença chamada toxoplasmose, que pode resultar em abortos, distúrbios do desenvolvimento fetal, semanas de síndrome gripal, cegueira e até morte. Também tem sido associada com perturbações mentais, incluindo a esquizofrenia e a doença bipolar.

Agora, 2 novos estudos comprovam, com maior detalhe, que distúrbios mentais podem ser causados por esse parasita.

E. Fuller Torrey, do Stanley Medical Research Institute e Dr. Robert H. Yolken do Stanley Laboratory of Developmental Neurovirology do Johns Hopkins University School of Medicine estudam a ligação entre a infecção com T. gondii e a esquizofrenia por quase três décadas.

Seus estudos mais recentes, publicados na Schizophrenia Research, juntamente com a pesquisadora Wendy Simmons, comparou dois estudos anteriores que encontraram uma ligação entre a posse de gato na infância e o desenvolvimento de esquizofrenia mais tarde na vida, com uma pesquisa inédita sobre a saúde mental de 1982, 10 anos antes de qualquer outra pesquisa que relacionasse a posse de gato com doença mental.

Os resultados da análise indicam que a exposição ao gato na infância pode ser um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais.

Os estudos mostram que, nas famílias em que as crianças conviveram com gatos durante a infância, é mais comumente diagnosticado, mais tarde, casos de esquizofrenia ou outra doença mental grave.

Os resultados mostraram que um indivíduo infectado com T. gondii é quase duas vezes mais propenso a desenvolver esquizofrenia.

A Humane Society estima que existam de 75 a 80 milhões de gatos de estimação, e de 30 a 40 milhões de gatos vadios ou selvagens nos Estados Unidos. Os gatos que vivem livres pelas ruas tem uma maior probabilidade de infecção com T. gondii. Os gatos excretam milhões de ovos infectados em suas fezes, que podem permanecer no solo ou na água por anos.

Felizmente, existem precauções que os amantes de gatos podem tomar.

"As crianças podem ser proteger mantendo o seu gato exclusivamnte dentro de casa e sempre cobrir a caixa de areia quando não estiver sendo usada", disse Torrey . Também é recomendado que se limpe ou troque a areia da caixa onde o seu gato deposita suas fezes diariamente, uma vez que T. gondii não se torna infeccioso até 1-5 dias depois que é depositado nas fezes. Além disso, evite alimentar gatos com carne crua ou mal cozida.

As autoridades de saúde recomendam que as mulheres grávidas evitem fazer a limpeza das caixas de areia, se possível, ou usar luvas descartáveis, e lavar bem as mãos com água e sabão depois, isto porque a toxoplasmose é especialmente perigosa para os bebês em gestação.

Fonte: CBS News



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook