Perca Peso Agora

Chá é Saudável? Nem sempre! Você pode estar bebendo Chá com Pesticidas!

Tomar chá, especialmente se acompanhado de torradas, pode ser um prazer inigualável. Mais agradável ainda se for um momento compartilhado com pessoas que queremos bem. No entanto, mesmo sendo um evento tão saudável, pode acabar se tornando um verdadeiro festim às avessas. Isso porque algumas marcas de chá podem estar contaminadas com pesticidas que fazem mal para o corpo, além de fluoreto. Veremos adiante o motivo do alerta e como ter certeza que você está bebendo um chá saudável.

Seu chá pode estar contaminado

Para entender a possível contaminação dos chás, devemos entender que há um grande processo até que o produto final chegue às prateleiras dos supermercados ou lojas de produtos naturais.

Com o avanço da ciência química (ou retrocesso), é cada vez mais comum que pesticidas sejam utilizados no cultivo de quase todos os alimentos. Os pesticidas garantirão que a indústria tenha uma menor perda de produção e consequentemente gere um maior lucro, permitindo a existência de plantas com aspectos saudáveis. Neste ponto é importante notar que a palavra “aspecto” restringe-se unicamente ao visual, uma vez que estará totalmente contaminada.

A maioria dos chás precisa manter suas características de sabor, portanto o processo de lavagem é ignorado pela maioria dos produtores, pois folhas de chá lavadas perderiam sua maior vantagem.

Assim, a indústria nos vende a ideia de que estamos adquirindo um produto extremamente saudável com sabor natural, quando o que acontece é exatamente o oposto.

Como exemplo de embasamento, uma pesquisa de alguns anos atrás realizada pelo Greenpeace mostrou que diversas marcas de chá possuem níveis altíssimos de resíduos de pesticidas que podem ser agentes causadores de câncer quando absorvidos pelo organismo humano.

Além disso, um estudo da Food Research International mostrou que grande parte da população do Reino Unido tem consumido quantidades de fluoreto acima das recomendadas, graças à ingestão de chás. O fluoreto presente nos chás é apontado como responsável por problemas na tireoide, fraturas nos ossos e ainda comprometimento do desenvolvimento cerebral.

Quais são as marcas de chá contaminadas

Ainda não há um estudo voltado especialmente para o mercado brasileiro, mas sabemos que algumas marcas estudadas pela CBC (Canadian Broadcasting Corporation) estão à venda pelo Brasil, tais como Lipton e Twinning. Como seus processos de produção seguem um padrão mundial, as informações da CBC a respeito destes produtos também servem para o Brasil, tão logo é no mínimo sábio evitar estas marcas.

Qual marca de chá pode ser consumida com segurança

Não há como alegar com certeza que existam marcas totalmente seguras para o consumo, mas há alguns detalhes que podem ser verificados na hora de optar por consumir determinada marca de chá, tais como:

  • Adquira preferencialmente marcas de chás orgânicos que possuam a garantia de não serem geneticamente modificados.

  • Chás baratos são geralmente feitos a partir de folhas velhas. Por estarem em contato com o solo por mais tempo durante a produção, terão também absorvido uma maior quantidade de fluoreto, sendo então mais prejudicial para nossa saúde. Isso não significa, no entanto, que marcas caras serão melhores.

  • Dê preferência ao chá branco, pois essencialmente deve ser feito de folhas mais novas, significando menor contato com fluoreto do solo.

  • Verifique os ingredientes e certifique-se de não há adição de agentes de sabor e outros ingredientes geneticamente modificados.

  • Quando possível, adquira apenas chá de produtores que lhe permitam conhecer o processo de produção.

Considerações a respeito dos chás que bebemos

As pesquisas a respeito de como determinadas marcas de chá podem estar contaminadas mostram que infelizmente os objetivos da indústria do mundo moderno ainda falam mais alto do que o bem-estar da população como um todo ao utilizarem pesticidas ou outros métodos escusos na produção de seus produtos.

Mais importante do que apreciar um bom chá, é saber que está apreciando um chá de qualidade, sem pesticidas, fluoreto ou quaisquer outras propriedades oriundas de processos lucrativos. O bom senso e a vontade de buscar pela informação são as chaves para uma vida saudável. Pense bem!

Fonte: Green Me



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook