Perca Peso Agora

Cerveja sem Álcool é uma Grande Aliada da Atividade Física. Entenda!

A prática de atividade física intensa ou prolongada costuma trazer alguns problemas como o quadro inflamatório do dia seguinte, a dor muscular de início tardio, conhecida de praticante de corridas e de modalidades de longa duração como ciclismo e natação. Outro episódio que ocorre após maratonas e triatlos são doenças como gripes e resfriados que são evitados com a ingestão de cerveja sem álcool segundo mostrou um estudo realizado na Alemanha.

Um grupo de pesquisadores liderados por cientistas da Universidade de Munique investigou o benefício dos polifenóis na proteção deste quadro em corredores de maratona. Os pesquisadores escolheram como fonte abundante de polifenóis a cerveja sem álcool.

A razão da escolha é que 1 litro de cerveja sem álcool contém de 400 a 800 miligramas de polifenóis, dosagem suficiente para o efeito protetor.

O estudo foi publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise (Nonalcoholic Beer Reduces Inflamation and Incidence of Respiratory Tract Illness) e os resultados foram surpreendentes.

Foram analisados 277 participantes da maratona de Munique, divididos em dois grupos. Um grupo não ingeriu nada associado ao estudo, enquanto outro grupo era orientado a consumir cerca de 1 litro de cerveja sem álcool por dia durante três semanas, antes da maratona e durante duas semanas após a prova.

No grupo que consumiu a cerveja sem álcool, houve uma sensível redução do quadro inflamatório que causa a dor muscular tardia, e também praticamente não houve incidência de gripes e resfriados nos dias subsequentes à competição, diferente do grupo que não bebeu a cerveja onde vários casos de problemas respiratórios apareceram após a competição.

Trata-se de uma interessante evidência que confirma a grande importância dos chamados polifenóis, que são identificados como substâncias de rápida absorção, com habilidade de aumentar a capacidade antioxidante do organismo.

“Por mais inusitado que pareça, quando falamos de cerveja sem álcool estamos falando de uma bebida comum e tão natural quanto outras que não contêm álcool, como suco de frutas. As pessoas tomam tanto refrigerante e sucos industrializados, com aditivos químicos que não trazem nenhum benefício para a saúde, e muitas vezes nem cogitam beber uma cerveja sem álcool que é natural, hidratante, não tem aditivos químicos e tem muitos nutrientes”, afirma a nutricionista Alessandra Luglio.

Compartilhe essa pesquisa com os seus amigos que adoram praticar esportes! Eles irão adorar!

Fonte: Globo Esporte



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook