Perca Peso Agora

Cães Treinados para Detectar Câncer podem Salvar Vidas!

Desde 2002 o pesquisador Claire Guest descobriu que não eram apenas coincidências casos de cães detectarem câncer nas fases mais iniciais em seus donos. Anos depois, o Doutor Guest desenvolveu, com o método de recompensas, a habilidade dos cães em detectarem câncer em amostras de urina.

Acredita-se que o câncer produz químicos voláteis e cães podem ser treinados para farejar, o que pode ter implicações importantes no diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura. Desta forma, não se pode negar que o exame realizado por eles reduz muito as investigações mais invasivas e desnecessárias.

Sabe-se que cães têm a capacidade de reconhecer mínimas mudanças no odor quando acontecem mudanças no corpo humano. O Doutor Guest comenta que “isso indica que cada evento biológico do corpo humano produz uma mudança de odor e que os cães são capazes de entender e identificar quando é normal e quando ocorre uma mudança”. Sabe-se também que cães podem detectar vários tipos de câncer, incluindo de bexiga, ovário e de mama.

A eficiência no diagnóstico feitos pelos cães pode chegar até a 90%, o que dificilmente acontece nos exames de urina para detectar câncer de próstata, por exemplo, onde 3 em cada 4 testes que dão “positivo” podem ser falsos.

O câncer de próstata é o câncer mais comum entre os homens no Reino Unido e, infelizmente, é também uma das causas mais comuns de morte. O teste de antigênio específico (PSA) é atualmente utilizado para o diagnóstico desta doença. No entanto, este procedimento é conhecido por ter uma elevada taxa de resultados falsos positivos.

Isto significa que muitas pessoas estão sendo desnecessariamente submetidas a procedimentos invasivos. Com uma análise da urina e da intervenção dos cães farejadores, tudo se torna mais fácil e mais preciso, na opinião de especialistas britânicos.

Os cientistas acreditam que estes cães possam ajudar a revelar a imprecisão do teste PSA e ajudar a desenvolver melhores formas para a detecção precoce de tumores.

Os pesquisadores também esperam que o acurado olfato dos cães possa ser usado para detectar também outras doenças. Isso abre novos importantes caminhos para o futuro da medicina diagnóstica.

Fonte: Green Me



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook