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Aumente a sua Memória com a "Dieta da Champagne"

Sabe a sensação boa que você tem em uma ocasião especial, quando brinda com uma taça de champagne? Nesse momento você sente também aquelas cócegas no seu nariz, e só isso já é sinal de coisa boa e de festa! E como se isso não bastasse, há ainda uma informação muito agradável: a champagne é um alimento especial para o cérebro e relaxante do seu sistema vascular. Mas, espere… tem que ser o tipo certo de champagne. E logo você vai saber qual é!

Os elementos comprovadamente protetores encontrados em certos tipos de champagne são os potentes antioxidantes chamado fenólicos. Esses componentes se encontram em muitas frutas e vegetais, como uvas, vinho tinto, além de cacau e chá.

Teste dos champagnes

Os pesquisadores da Universidade de Reading, no Reino Unido, fizeram o teste de champagne para saber quais eram as mais ricas nestes compostos fenólicos. Eles usaram um grupo de ratos, que precisavam percorrer um labirinto com uma recompensa de comida no final.

Depois de aprenderem o labirinto, alguns ratos receberam champagne, enquanto outros consumiram suco de fruta não alcoólico ou água gasosa com álcool. A quantidade de champagne por peso corpóreo equivalia a 1 taça de champagne por dia. Depois de 6 semanas, os ratos foram colocados no labirinto novamente. O estudo foi publicado no Antioxidants and Redox Signaling.

Conclusão: Os ratos que beberam champagne lembravam melhor o caminho do labirinto do que os que beberam álcool ou suco de frutas!

Benefícios em humanos

Na literatura médica não há estudos em humanos que mostram esse mesmo resultado, porém para a saúde cardíaca os efeitos dos compostos fenólicos são claros. Já é comprovado que eles são bons para o sistema cardiovascular.

O mesmo grupo de pesquisadores ingleses publicou um estudo no Britsh Journal of Nutrition, aonde deram a voluntários uma taça de champagne ou suco de frutas com álcool. Algumas horas mais tarde, constatou-se que o grupo que tomou champagne tinha os vasos sanguíneos mais flexíveis, o que está associado a redução de pressão arterial e saúde cardíaca.

Qual a melhor champagne?

Somente certos tipos de champagne são benéficos, e para isso devemos procurar as que têm maior concentração de compostos fenólicos, substâncias que são encontradas na casca das uvas vermelhas.

As champagnes (por definição, são somente as produzidas na região de champagne na França) e os produtos que reproduzem o método de produção original usam 3 tipos de uvas: a Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.

Chardonnay: uva branca bem conhecida, que produz vinho branco. É pobre em compostos fenólicos.

Pinot Noir e / ou Pinot Meunier: são uvas escuras, ricas em compostos fenólicos.

Portanto, escolha um champagne ou espumante que seja feito com uvas Pinot Noir e/ou Pinot Meunier e beba sem reservas, mas com moderação, é claro!

Agora, se você quer mais compostos fenólicos, beba uma taça de vinho tinto, com uvas Pinot Noir, que comparado a outros vinhos tintos, é o que mais contém concentração e diversidade de antioxidantes fenólicos, seguido pelo Carbenet e Syrah.

Brindemos !

Referências bibliográficas:

Am J Clin Nutr., 2005; 82(5): 919-20
Antioxidants and Redox Signaling. 2014
British Journal of Nutrition. 2014

Fonte: Dr. Rondó



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