Perca Peso Agora

Atenção! Posição Errada durante o Sono aumenta o Risco de Morte Súbita em Bebês

Muitos pais ainda colocam seus filhos para dormir de modo a aumentar o risco de síndrome da morte súbita infantil, de acordo com pesquisa publicada na revista Pediatrics. O estudo incluiu 160 famílias que concordaram em ter um equipamento de vídeo montado no quarto onde seus filhos dormiam. As gravações foram feitas em três noites - quando os bebês tinham as idades de 1 mês, 3 meses e 6 meses.

No geral, 21% dos bebês de 1 mês foram colocados para dormir em uma superfície que não é considerada segura - incluindo a cama dos pais, um assento de carro, ou balanço de bebê.

E 91% dormiam com itens perigosos, tais como almofadas, bichos de pelúcia, almofadas abundantes, e posicionadores de sono.

E enquanto 86% dos bebês de 1 mês foram colocados para dormir de costas, isso mudou com o passar do tempo. Na idade de 6 meses, um terço dos bebês foi colocado na posição não supina.

Era comum para os bebês – especialmente aqueles com 1 mês de idade - serem movidos durante a noite, com o aumento da probabilidade de partilha de cama e posição não supina no segundo local.

Segundo os autores do estudo, as mensagens referentes ao sono seguro não estão funcionando bem o suficiente. Os pediatras e os pais deveriam continuar a falar sobre o assunto durante as consultas de rotina por toda a infância - e não apenas no período de recém-nascido.

Em que posição o bebê deve dormir?

Existe uma recomendação deitado com a barriga para cima. Evite colocar o bebê de bruços ou de lado, pois essas posições estão associadas a Síndrome da Morte Súbita em Lactentes (SMSL), a principal causa de morte no primeiro ano de vida e a terceira causa de mortalidade infantil nos Estados Unidos.

Compartilhe essa informação! Você estará ajudando muitas mamães e bebês!

Fonte: Boa Saúde



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook