Atenção! Esmaltes também podem transmitir fungos e micoses

As mulheres já sabem dos riscos que correm ao usarem alicates de unha nos salões de beleza. Para evitar a transmissão de fungos e micoses, o correto é que elas carreguem com elas seu próprio kit de unhas.

Mas o que a maioria das mulheres nem imagina é que os esmaltes também podem oferecer riscos!

cuidados-com-contamina--o-na-manicure

Segundo o Laboratório de Microbiologia Médica, do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), foi comprovado que os esmaltes também transmitem doenças pois podem gerar fungos dentro do vidro.

Um estudo realizado no interior de São Paulo também apontou que a química presente nos esmaltes não é capaz de matar os fungos que transmitem doenças para unhas.

A pesquisa mostrou que 20% das amostras de 20 marcas diferentes recolhidas em salões de beleza apresentavam contaminação por fungos, os causadores das micoses nas unhas.

unnamed--12-

Esmaltes, quando contaminados por fungos advindos de uma unha com infecção (micose), podem ser o veículo de transmissão destes agentes para unhas saudáveis.

O estudo, intitulado “Esmaltes: veículo de transmissão de doenças fúngicas na unha?”, foi iniciado com a coleta de esmaltes, em uso, de 10 salões de beleza para análise micológica. Observou-se que 20% dos mesmos continham uma espécie fúngica patogênica.

Na segunda etapa, os testes subsequentes foram conduzidos com 8 marcas de esmaltes disponíveis no mercado, nas cores base, vermelha e branca, contaminados com quatro espécies de fungos causadores habituais de infecção nas unhas.

“Comprovou-se que para algumas marcas a sobrevivência dos fungos é maior, de até 8 horas após sua contaminação proposital”, explica a Profa. Dra. Margarete Teresa Gottardo de Almeida, Coordenadora da Pesquisa e Chefe do Laboratório.

O estudo, que teve duração de seis meses, foi apresentado durante o Congresso Europeu de Micologia Humana e Animal (ISHAM), em Berlim.

31251

Por isso, é importante carregar o seu próprio vidrinho ao lado do alicate, lixa, espátula e palito. Compartilhe essas informações com as suas amigas e manicures!

Fonte: Terra




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook