Perca Peso Agora

Aprenda o Método Japonês para Combater a Preguiça: a Regra do Minuto!

"A partir de segunda-feira, começarei uma vida nova. Irei à academia, farei yoga e passarei a ler à noite...." — todos nós traçamos periodicamente metas, mas não a alcançamos e acabamos adiando-as para o mês seguinte, mas dali a alguns meses ou até para o ano que vem. Pra resumir, nunca. Outras vezes começamos a fazer aquilo que tínhamos planejado, mas depois de, por exemplo, ter treinado intensamente 3 vezes por semana, de repente deixamos tudo de lado para sempre ou por um período de tempo consideravelmente longo.

Por que isso acontece? Porque sobrecarregamos nosso organismo com um ritmo intenso e, como ainda não estamos acostumados a ele, ficamos extremamente cansados.

Método Kaizen, ou a "regra do minuto"

O segredo deste método está no fato de que a pessoa realiza determinada tarefa todos os dias no mesmo horário, durante um minuto.

Um minuto é pouco tempo, e isso quer dizer que qualquer pessoa pode realizar aquela ação, sem que a preguiça entre no caminho.

As mesmas tarefas que você não sentiria vontade de fazer por meia hora e para as quais poderia arrumar alguma desculpa, poderão facilmente ser feitas em 60 curtos segundos. Não vai pesar, nós garantimos.

Pular corda, fazer flexões peitorais, exercitar os músculos dos olhos, fazer um pouco de yoga, ler um livro em outro idioma — não são tarefas difíceis quando sabemos que as realizaremos por apenas um minuto: pelo contrário, são motivo de alegria e satisfação.

E é justamente dando pequenos passos que você consegue alcançar resultados que nem poderia imaginar.

Também é muito importante o fato de que você vencerá aquela voz que fica em seu ouvido, repetindo que você não conseguirá fazer isto ou aquilo, além de deixar para trás o sentimento de culpa e impotência, passando a curtir a agradável sensação de dever cumprido.

Quando estiver inspirado, seguro e motivado, você poderá passar a realizar aquela atividade por 5 minutos (aumentando sempre aos poucos), e assim sucessivamente. Depois, quase sem perceber, você conseguirá passar meia hora, ou até mais, fazendo aquilo que sempre quis. O progresso será claro!

Em japonês, a palavra "Kaizen" é composta originalmente por outras duas palavras: ‘kai’, que quer dizer ‘mudança’; e ‘zen’, que significa ‘sabedoria’.

O autor deste conceito de gestão da qualidade é Masaaki Imai. Ele acredita que o Kaizen é uma verdadeira filosofia de vida, que pode ser usada com sucesso tanto na área dos negócios quanto na vida privada. Muitas fábricas já usam o método em seus processos de controle de qualidade.

Os ocidentais podem até questionar a eficiência da técnica, até porque ouviram desde pequenos que não é possível obter bons resultados sem aplicar uma quantidade enorme de esforço, mas, por outro lado, existe a certeza de que grandes projetos, daqueles que exigem muita energia e esforço, podem acabar levando a pessoa ao fracasso, sem que o resultado seja atingido.

O método Kaizen é útil para todos, e pode ser adaptado a qualquer área da vida. Os japoneses, por exemplo, usam a estratégia do crescimento gradual e constante para melhorar a gestão de processos.

Agora, só resta saber o que você quer começar a fazer e usar o método Kaizen. Lembre-se: até o caminho mais longo começa com um único passo. E não há problema algum se esse passo for pequeno.

Que tal começar a aplicar esse método já? Vamos... é só um minutinho! Boa sorte!

Fonte: Incrível Cub



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook