Perca Peso Agora

Americana Volta a Enxergar Após 10 anos de Cegueira Total

Após mais de 10 anos da perda de sua visão, a americana Carmen Torres, finalmente, volta a enxergar alguma coisa. Isso graças a um "olho biônico", que foi instalado em seu corpo por uma cirurgia inédita no mundo.

"Fiquei muito feliz e rindo feito louca", diz Torres à imprensa, sobre como foi enxergar após tantos anos de escuridão. "Foi bem emocionante, mas sou forte. Não chorei", completa a americana, durante entrevista no hospital Bascom Palmer Eye Institute, em Miami, Estados UNidos, na sexta, dia 31 de julho.

Carmen tem 58 anos e começou a perder a capacidade visual quando tinha 18, devido à retinose pigmentar, uma doença genética degenerativa que degrada a visão ao longo do tempo. Quando ela chegou aos 45 anos, estava totalmente cega.

As coisas mudaram em novembro de 2014, quando Torres passou por um procedimento cirúrgico para instalar o Argus II Retinal Prosthesis System, que é o nome oficial do "olho biônico".

A médica que a atendeu sabia que a cirurgia era muito complicada e envolvia diversas etapas. "É uma técnica meticulosa. Precisava de cálculos exatos de onde colocar cada componente no olho, e, por isso, nós fizemos com calma", explica Nina Gregori, a médica responsável pelo procedimento inédito.

O olho biônico funciona "traduzindo" imagens de uma pequena câmera de vídeo instalada num óculos especial, em sinais elétricos, que são levados até um implante instalado no globo ocular. Esses impulsos elétricos estimulam a retina, e o cérebro os interpreta como luz, permitindo que Carmen Torres possa ver.

Segundo entrevista que concedeu ao canal de notícias Local 10 News, Carmen conta que, pela primeira vez em 10 anos, consegue ver calçadas e prédios, e, quando sai à noite, é capaz até de enxergar as estrelas.

Fonte: Encontro



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook