Amamentação: Mitos e Verdades!

Você é do tipo que tenta tudo o que dizem fazer bem? Cuidado para não cair nos mitos por aí. Conheça o que é verdade ou mito da amamentação.

A amamentação traz muitas vantagens para o bebê e para a mãe. Além de proporcionar um vínculo maior entre mãe e filho, também colabora muito com a saúde do pequeno. Entre os benefícios de amamentar está a redução dos riscos de alergia e do aparecimento de algumas doenças futuras.

fa230770472abe4a966bade10985fc62

Para encorajar as mulheres a amamentar seus filhos, existe até a Semana Mundial do Aleitamento Materno.

Além disso, as mulheres que contam com plano de saúde para gestantes têm direito de participar de cursos e palestras sobre a amamentação. Ou seja, tanto o SUS quanto os convênios médicos estão investindo cada vez mais no incentivo à amamentação.

Não é à toa que o aleitamento materno no Brasil é referência mundial, sendo um grande incentivo para as mamães do mundo inteiro. Porém, existem muitos mitos sobre a amamentação. Saiba aqui o que é mito e verdade!

O que são mitos e verdades da amamentação

Você já deve ter ouvido um monte de coisas relacionadas à amamentação, não é mesmo? Mas até onde tudo o que se ouve por aí são verdades ou apenas mitos?

Criamos uma relação dos principais mitos e verdades da amamentação. Confira a lista!

Estresse faz o leite secar?

Verdade. O estresse faz a produção de leite diminuir consideravelmente. Isso porque quando a mulher está nervosa, produz muito mais adrenalina e esta bloqueia a ação

de um dos principais hormônios do aleitamento, a ocitocina.

O silicone nos seios dificulta a amamentação?

Mito. O silicone não tem qualquer relação com a glândula mamária. Ele só irá interferir se ocorrer uma lesão de ducto dessa glândula quando o silicone é colocado.

Mamadeira interfere na amamentação?

Verdade. Assim como ocorre também com a chupeta, ambas podem gerar uma confusão de bicos no bebê recém-nascido, principalmente. Como a forma de sugar é diferente, já que a mamadeira libera o leite com mais facilidade, o bebê pode não

querer mais o bico do seio.

A redução nas mamas atrapalha a amamentação?

Mito. Assim como nas mulheres que colocam silicone, o procedimento não possui qualquer relação com a glândula mamária, exceto se o ducto for lesionado.

Existe leite fraco?

Mito. Se o bebê mama regularmente e está se desenvolvendo e ganhando peso, o leite é adequado para as necessidades do seu filho. Saiba que o leite materno é mais claro e ralo do que o leite de vaca, por isso a confusão. Mas isso não interfere nos nutrientes do mesmo.

unnamed--9-

A amamentação reduz o risco de câncer de mama?

Verdade. Devido a quantidade de hormônios e a redução dos ciclos menstruais.

A amamentação faz os seios murcharem?

Verdade. Pode acontecer com algumas mulheres, já que a mama fica densa e dilatada. Então, quando a mulher não produz mais o leite, a mama volta ao seu tamanho normal, porém a pele pode sim ficar flácida.

Pode congelar o leite materno?

Verdade. Após ser ordenhado, deve-se guardar no refrigerador imediatamente, congelando-o. Como o leite é cru, pode ficar congelado por até 12 horas na geladeira ou por até 15 dias no congelador.

Compressa de água quente atua contra o leite empedrado?

Mito. A compressa de água fria que ajuda, já que diminui o processo inflamatório. Porém, a compressa quente estimula a produção do leite, devido à vasodilatação, mas

como a região está sensível, vai também ajudar a “empedrar” o leite.

Cerveja estimula a produção de leite?

Mito. A ingestão de muito líquido e a alimentação adequada é que ajuda a estimular a produção do leite. A cerveja não é recomendada, uma vez que contém álcool.

A alimentação influencia no leite?

Verdade. É fundamental a mãe manter uma alimentação saudável, pois isso melhora a qualidade do leite produzido.

Fonte: Andreia Silveira, colaboradora do site Plano de Saúde.




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook