"Alpiste" não é só comida de passarinho. Você sabia que ele pode te ajudar a emagrecer?

Originário do Mediterrâneo e bastante empregado na alimentação de pássaros, o alpiste é uma planta que apresenta uma significativa carga proteica e que pode ser consumido por humanos.

Devido à sua grande quantidade de enzimas, antioxidantes, aminoácidos e proteína vegetal, o alpiste proporciona uma série de benefícios à nossa saúde.

Existe também uma “dieta do alpiste”, que promete auxiliar no processo de emagrecimento. Mas, o alpiste emagrece mesmo? Por que e como?

Alpiste é considerado um emagrecedor natural

De acordo com algumas pesquisas, o alpiste é rico em proteínas, vitaminas B1 e E e hidrato de carbono, podendo suprir algumas necessidades do organismo humano e até auxiliar na queima de gordura.

A propaganda passada de pessoa para pessoa afirma que 1 copo de leite de alpiste possui tantas proteínas quanto 2 ou 3 quilos de carne vermelha. No entanto, segundo nutricionistas, na realidade, 3 quilos de carne contêm uma quantidade de proteínas equivalente a 4 litros do suco de alpiste.

Em vários sites na Internet, é possível encontrar relatos de pessoas que afirmam terem emagrecido com o consumo do alpiste. Os indivíduos que alcançaram o objetivo de perder alguns quilinhos indesejáveis com alpiste também contam que, além das sementes, também incluíram alimentos saudáveis na dieta e praticaram atividades físicas todos os dias.

E por que o leite de alpiste funciona para emagrecer? A bebida feita com os grãos da planta contém algumas enzimas especiais que ajudam a queimar gordura rapidamente. Uma dessas enzimas é a lipase, que possui ação anti-inflamatória e diurética. O alpiste também evita a retenção de líquidos e acelera o metabolismo, além de melhorar a digestão.

Como preparar o leite de alpiste?

Se você quer aproveitar os benefícios emagrecedores do leite de alpiste, veja a seguir como preparar esta bebida:

Ingredientes

  • 5 colheres (de sopa) de alpiste;
  • Água;
  • Canela em pau (opcional).

Modo de preparo

  • Deixe o alpiste de molho durante a noite, pelo período de, no mínimo, 8 horas. Caso você queira adicionar a canela ao leite de alpiste, também deixe uma canela em pau de molho;
  • Bata as sementes com a quantidade desejada de água no liquidificador. Lembre-se que, quanto mais grossa você quiser a bebida, menos água você deve colocar;
  • Peneire a mistura. Apenas o líquido deve ser consumido;
  • Guarde na geladeira.

Quando tomar o leite de alpiste?

Recomenda-se a ingestão da bebida em jejum e aguardar 30 minutos para tomar o café da manhã. Depois beba 30 minutos antes de almoçar.

Fonte: Remédio Natural




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook