Alemanha vai acabar com Prazos de Validade nas Embalagens para Reduzir Desperdício de Comida

Cerca de um terço de todo alimento produzido no mundo é desperdiçado. Só na Alemanha estima-se que, por pessoa, 82 quilos de comida em perfeito estado são jogados fora todos os anos.

Por isso o Ministério do Alimento e Agricultura está substituindo as antigas datas de validade impressas nas embalagens por uma embalagem moderna e inteligente, que muda de verde para vermelho quando o alimento fica ruim para consumo.



Leia também: Podemos mesmo confiar na data de validade dos alimentos?

Poucas pessoas sabem, mas ter a data de validade passada não quer dizer, necessariamente, que o alimento não pode mais ser consumido.

A data de validade representa apenas o período onde o gosto, cheiro, cor, consistência e valor nutricional permanece o mesmo que quando fabricado. Se algumas mudanças mínimas acontecerem nos valores nutricionais, não significa que o produto está estragado.

Esse mal entendimento da data de validade causa um grande desperdício, que o governo da Alemanha quer reduzir por meio da tecnologia. Existe um aplicativo que vende alimentos (em bom estado!) que sobram dos restaurantes com até 80% de desconto. Tem um outro app que alerta voluntários quando há doação de comida próximo a eles para levar a moradores de rua. Falta de ferramenta não é mais desculpa!

O Brasil deveria seguir o exemplo da Alemanha, afinal, há milhares de pessoas que passam fome por aqui, e atitudes como essas farão a diferença na vida delas. Compartilhe!

Fonte: The Greenest Post




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook