Perca Peso Agora

Acessório Para Smartphone É Capaz de Realizar Exames de Vista e Gerar Diagnósticos Com a Ajuda de Especialistas Online

Você pode pensar que não há nada demais em uma visita ao oftalmologista, mas para pessoas que vivem em regiões remotas do mundo, ir até um não é uma tarefa fácil.

É justamente por isso que um novo dispositivo revolucionário chamado D-EYE, poderia mudar a vida de milhões de pessoas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da deficiência visual presente em todo o mundo poderia ser prevenida ou curada através de exames oftalmológicos e cuidados padrão.

D-EYE é uma lente presente na parte traseira de um smartphone (agora ele funciona com iPhone 5, 5s e 6, e Samsung S4 e S5). É não-invasivo, simples de configurar e não requer energia para funcionar, podendo trabalhar em qualquer lugar. Com os aplicativos de acompanhamento, é possível filmar seu próprio exame, que é enviado de volta a um especialista na web.

Graças ao design de montagem inovador da lente e o sistema de imagem da retina que compõem o D-EYE, uma consulta ao oftalmologista pode surgir de seu bolso.

"É possível realizar exames oftalmológicos de rotina e exames de retina em qualquer lugar para possível detecção de uma variedade de doenças, incluindo as principais causas de cegueira, como catarata, glaucoma, retinopatia diabética e degeneração macular relacionada à idade", dizem os inventores no site oficial do projeto.

O gadget foi desenvolvido pelo oftalmologista Andrea Russo, juntamente com e empresa de desenvolvimento de tecnologia italiana Si14 SpA. Uma vez que a ligação entre médico e paciente é estabelecida, os médicos são capazes de controlar remotamente o dispositivo, assim como seu conjunto, avaliando prontuários. Ele fornece uma visão abrangente do interior do globo ocular (incluindo a retina, disco ótico, mácula, fóvea e pólo posterior).

Como relata a Digital Trends, o D-EYE usa uma combinação de divisores de feixe e alavancas criadas, com um flash de LED, a lente da câmera do smartphone e autofoco. Pode compensar de miopia -10D (miopia) a + 10D hipermetropia (hipermetropia).

A lente custa cerca de R$ 800 reais. O acessório amortecedor é vendido individualmente por 80 reais, enquanto o aplicativo é gratuito para download. Existem também planos para um serviço de nuvem para apoiar o gadget e para armazenar os scans.

Fonte: Jornal Ciência



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook