Perca Peso Agora

Açafrão Pode Ser a Nova Arma Para Combater o Mosquito da Dengue

Existem várias receitas caseiras indicadas para se espantar o mosquito da dengue, como fazer misturas de cravo ou usar pó de café, mas nenhuma delas tem comprovação científica.

O açafrão, que é um tempero muito utilizado em nossa cozinha, principalmente para dar uma coloração mais amarelada em nossos alimentos, é a nova esperança de combate ao mosquito.

Cientistas da USP de São Carlos e da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) fizeram um estudo que mostra que a curcumina, uma molécula presente no açafrão, prejudica o desenvolvimento das larvas de Aedes aegypti, que é o vetor da dengue, impedindo que eles cheguem à fase adulta.

Os locais onde se acumulam água, como poças, pratos de vasos de plantas, pequenos lagos e até a água de beber do cachorro podem ser tratados com o produto, evitando que os mosquitos se proliferem e cresçam.

Quando se coloca o produto na água ela fica um pouco amarelada, mas quando a molécula se degrada e a água volta a ficar transparente, é sinal que a curcumina perdeu sua eficiência e a aplicação deve ser refeita, conta o professor Vanderlei Bagnato, da USP de São Carlos.

A curcumina e algumas moléculas semelhantes a ela - os curcuminoides - fazem com que as larvas dos Aedes se tornem fotossensíveis e morram quando expostas à luz do sol, ou à luz de lâmpadas, fluorescentes ou de LEDs.

Uma quantidade baixa - 15 mg para cada litro de água - é capaz de praticamente eliminar as larvas que estejam expostas ao sol.

O estudo está sendo realizado no Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica em São Carlos.

Agora, o próximo passo é o teste em grande escala em alguma cidade que esteja sofrendo com a dengue, diz o professor. Os pesquisadores estão à procura de parceiros nos setores público ou privado que queiram levar a idéia adiante.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/04/1617864-cientistas-brasleiros-usam-acafrao-para-eliminar-mosquito-da-dengue.shtml



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook