Abacate antes de dormir: Engorda ou traz benefícios?

Fruto do abacateiro, o abacate é um alimento conhecido por servir como fonte de gorduras saudáveis. Ele ainda é rico em nutrientes como potássio, vitamina B5, vitamina B6, vitamina B9, vitamina C, vitamina E e vitamina K.

Além disso, o abacate ainda conta com quantidades menores de outros nutrientes como magnésio, manganês, cobre, ferro, zinco, cobre, fósforo, vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3.

download--31-

O que acontece se eu comer abacate antes de dormir? Será que engorda ou emagrece?

O abacate é um alimento calórico – 1 unidade é composta por 322 calorias, enquanto 1 xícara do alimento em fatias apresenta 234 calorias e 1 xícara do fruto em purê possui 368 calorias.

Logo, podemos concluir que comer abacate antes de dormir – ou a qualquer hora do dia – em porções elevadas e de modo exagerado pode provocar o acúmulo de calorias e, consequentemente, contribuir com o ganho de peso.

O abacate e a qualidade do sono

O abacate também pode trazer benefícios em relação ao sono por servir como fonte de magnésio. Consumir alimentos que possuem o mineral em sua composição ajuda a pegar no sono.

Uma pesquisa feita por pesquisadores do Irã e publicada no Journal of Research in Medical Sciences, no ano de 2012, identificou que o magnésio teve um efeito positivo na qualidade do sono de idosos que sofriam com a insônia.

Isso é uma boa notícia porque mostra que comer abacate antes de dormir pode trazer benefícios em relação ao descanso, disposição e energia para o dia seguinte. Até porque a qualidade de sono pode influenciar o peso corporal, tendo em vista que dormir mal está associado ao aumento de peso.

107799ae49cd141d8b9407028352ce02--sports-nutrition-health-coach

A Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard explica que dormir mal está associado ao aumento do tamanho da cintura. Segundo a publicação, mulheres que dormem menos de 7 horas por noite têm um risco maior de sofrer com um aumento de peso significativo do que aquelas que dormem no mínimo sete horas a cada noite.

Acredita-se que isso possa acontecer porque a privação do sono deixa a pessoa esgotada, fazendo com que ela fique desmotivada para se alimentar de maneira ou saudável e praticar exercícios físicos, ou devido ao fato de que a falta de sono possa desacelerar o metabolismo e, por consequência, desacelerar também o processo de queima de calorias e gorduras do corpo.

Além disso, a nutricionista Jill Corleone alertou que uma noite mal dormida atrapalha os hormônios que controlam o apetite, o que pode deixar a pessoa mais faminta. Ou seja, no dia seguinte ela pode acordar com o apetite nas alturas e comer mais do que necessita na hora do café da manhã.

Ganho de músculos

O consultor de nutrição de São Paulo, Alfredo Galebe, afirmou que quando consumido na hora de dormir, o abacate intensifica a ação do hormônio do crescimento, também conhecido como GH, que tem o seu pico de produção justamente no período noturno.

O consultor em nutrição disse ainda que nos adultos o hormônio do crescimento auxilia a formação de músculos e faz com que o organismo use a gordura armazenada como fonte de energia. Vale lembrar que o aumento dos músculos está associado a um aumento na quantidade de calorias e gorduras que o corpo queima.

suco-de-abacate2-600x338

A nutricionista Tatiana Zanin citou a vitamina de abacate como uma boa opção de bebida para tomar antes de dormir para as pessoas que têm o objetivo de aumentar a sua massa muscular.

Mas não estamos dizendo aqui que o abacate faz mágica. Como você provavelmente já deve saber, para ganhar músculos e perder gordura é essencial seguir uma dieta específica, além de praticar treinamentos físicos.

Por outro lado

Há quem diga que comer abacate antes de dormir não é uma boa ideia. O gastroenterologista Joseph Murray não considera o alimento uma boa alternativa para antes de deitar graças ao fato de ele ser rico em gorduras, ainda que sejam gorduras saudáveis.

A justificativa apresentada pelo gastroenterologista é que os alimentos abundantes em gorduras exigem bastante tempo para serem digeridos. Ou seja, na hora em que a pessoa for para a cama, o seu corpo ainda estará trabalhando para digerir todo aquela gordura que foi consumida.

Além disso, Murray afirmou à publicação que recomenda às pessoas que, se for possível, evitem alimentar-se 3 horas antes de ir dormir, principalmente evitando consumir uma grande refeição.

No mesmo sentido, a nutricionista Tatiana Zanin disse que comer antes de dormir faz mal quando se trata de uma refeição muito gordurosa e que tenha uma digestão difícil. Zanin também afirmou que é necessário alimentar-se antes de deitar somente quando o intervalo entre a hora do jantar e o horário de dormir ultrapassar 3 horas.

Considerações importantes

O que aprendemos aqui em relação ao consumo do abacate antes de dormir nos indicam que uma alternativa viável consiste em consumir uma quantidade mais moderada do alimento antes de dormir.

Recomenda-se comer 2 colheres de sopa – no máximo 3 – do alimento puro (sem açúcar) antes de ir para a cama.

Para se certificar de qual é a melhor forma de comer o abacate antes de dormir na sua dieta, tendo em vista o seu caso, suas necessidades e objetivos, consulte um nutricionista.

Fonte: Mundo Boa Forma




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook