Perca Peso Agora

A Verdade Sobre a Cura do LÚPUS

A cura do lúpus chegou com força total nas redes sociais do Brasil, gerando uma série de questionamentos, mas será que chegou mesmo?

O estudo existe, é de verdade e está rolando, no entanto, não é a cura, é a estabilização do processo inflamatório das células T CD4+!

Estudo foi publicado na revista Science Translational Medicine, e se chama “Normalization of CD4+ T cell metabolism reverses lupus” (não fala em cura), por pesquisadores da Universidade da Flórida, Gainesville.

O estudo revelou a descoberta do controle inflamatório do lúpus em camudongos (ratinhos), através da combinação de dois medicamentos já existentes. Eles descobriram que inibindo determinadas vias metabólicas em células do sistema imunológico é possível combater o lúpus nesses ratinhos.

Um dos biomarcadores do Lúpus é a células T CD4+ auxíliares. Na pessoa com lúpus, o metabolismo das células T CD4+ é hiper-ativado, e isso aumenta o poder inflamatório da doença, e as duas drogas combinadas neste estudo, conseguiram equilibrar a hiperatividade dessas células T, nos ratinhos lúpicos. No entanto, este estudo, não foi realizado em seres humanos.

Para o reumatologista, Dr. Thiago Bitar, a pesquisa é um grande avanço da medicina, no entanto, não deve gerar ansiedade nos pacientes, “uma coisa é trabalhar com pesquisa em ratos, outra coisa é gente, ainda vão anos de pesquisa até saberem se o medicamento vai servir para seres humanos ou não”.

Bitar enfatiza que o estudo não relata ser a cura do lúpus, mas pode vir a ser uma nova e inovadora opção para a normalização da atividade inflamatória do lúpus, controlando diretamente as células T CD4+.

Isso não quer dizer que o paciente não terá que fazer um acompanhamento médico e tratamento medicamentoso, após receber este medicamento. Caso ele seja aprovado quando testado em humanos, ou seja, se aprovado após os estudos em humanos, o paciente que usar este provável medicamento deverá continuar o acompanhamento médico para monitoramento da doença.

A pesquisa está em fase inicial, longe de ser uma realidade aplicável em pessoas, logo, as pessoas que convivem com lúpus, não devem esperar que este medicamento chegará amanhã, pois certamente, levará pelo menos uns bons anos, até que seja ou não, um medicamento aprovado para uso em seres humanos.

Por isso, pensamentos positivos, e que os pesquisadores sejam abençoados em suas pesquisas, para que realmente tragam um alívio para os pacientes que sofrem com essa doença!

Essa matéria foi amplamente divulgada por um blog espanhol com o título "Universidade da Flórida descobre cura para o Lúpus”, fomos buscar informações e abaixo estão as publicações de referência incluindo a fonte com a publicação oficial do estudo.

Estudo da Revista: Normalization of CD4+ T cell metabolism reverses lupus – Science Translational Medicine

Publicação Oficial: Researchers say the key to reversing lupus may be a combination of two existing drugs

Fonte: Artrite Reumatóide.blog



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook