Perca Peso Agora

A Nova Manteiga é Verde e Cresce nas Árvores

Durante anos foi declarado um dos arqui-inimigos das dietas baixas em calorias por seu alto conteúdo de gordura. Mas as acusações foram se transformando quase em elogios até que o Instituto Americano para a Investigação do Câncer começou a recomendar que fosse usado como substituto para a manteiga.

Estamos falando do abacate, um alimento que contém mais de 25 nutrientes essenciais.

"De fato, o abacate tem um alto conteúdo de gordura (em uma porção de 30 gramas há 5 gramas de gordura), mas se consumido com moderação contribui com muitos benefícios ao organismo", aponta a nutricionista Patricia Penelas Poy.

Ao redor de 72% de seu conteúdo gorduroso é monossaturado e por isso é rico em ácido oleico. Este tipo de gordura aumenta os níveis de colesterol HDL (o colesterol bom) e isso a converte em uma fruta boa para o coração.

Segundo um estudo do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, este aumento dos níveis de colesterol bom diminui o risco de doenças cardiovasculares e mantém o índice de massa muscular.

"O consumo regular de abacate ajuda a reduzir o colesterol, diminui a tensão arterial por seu alto conteúdo em potássio e tem propriedades anti-inflamatórias pela presença de flavonoides e betacarotenos", acrescenta a nutricionista Patricia Penelas.

Além disso, é uma fruta rica em fibra que ajuda a evitar a prisão de ventre e sacia o apetite, contendo vitaminas A, C, D E, K e do complexo B, assim como fósforo e magnésio. "A baixa quantidade de sódio previne a retenção de líquidos", sustenta a especialista".

Um dos benefícios mais desconhecidos do consumo de abacate é que pode ajudar a prevenir o câncer de próstata graças à luteína, segundo um estudo da Universidade da Califórnia. "O abacate é rico nesta substância antioxidante da família dos carotenóides que previne doenças oculares como as cataratas ou a deterioração da mácula (camada amarelada no centro da retina)", explica Penelas.

O abacate também é um grande aliado para a pele. Seu valor nutritivo é tão elevado que o azeite de abacate tem maior penetração que o de amêndoas, oliva ou soja.

Sua textura cremosa permite que seja usado em qualquer tipo de preparação: sucos, molhos, saladas, untado em pão ou simplesmente com uma pitada de sal.

Aqui, vamos propor uma receita de creme de abacate para untar e seguir, assim, a recomendação de substituir a manteiga por esta fruta e dar outra textura e cor ao seu café-da-manhã.

Creme de abacate

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 4 abacates grandes
  • Um pedaço de cebola
  • Creme de leite azedo (sour cream)
  • Molho picante
  • Suco de limão
  • Sal

Preparo

1- Descascar os abacates e tirar o caroço. Em seguida, amassar a polpa com um garfo.
2 - Espremer meio limão e jogar uma colher pequena sobre o abacate para evitar a oxidação.
3 - Acrescentar uma colher de sopa de cebola ralada, uma colher pequena de sal, outra de molho picante e 1/2 xícara de creme de leite azedo (sour cream). Misturar bem.
4 - Passar o creme sobre as torradas.

Bom apetite!

Fonte: El País



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook