Perca Peso Agora

A Cirurgia de Catarata pode melhorar o seu Sono!

Um estudo dinamarquês publicado na revista Ophthalmology, da Academia Americana de Oftalmologia, trouxe uma revelação curiosa: a cirurgia de catarata parece incrementar a qualidade das horas dormidas dos pacientes, além de diminuir a sonolência diurna. O estudo foi realizado com 73 participantes de 50 a 94 anos, todos portadores desse problema que vai embaçando a vista aos poucos.

Entre outras coisas, descobriu-se que a intervenção culminou em um aumento de até 3 vezes na absorção de luz azul pelas células da retina.

E daí? Ora, durante o dia, os olhos captam esse tipo de luz no meio ambiente — e, com isso, incitam a fabricação de melanopsina. Essa substância, por sua vez, age na produção de um hormônio chamado melatonina, que induz o sono no período noturno.

Ou seja, ao realizar a cirurgia, que substitui a estrutura opaca dos olhos por uma lente transparente, o ciclo biológico é regulado. Dito de outra maneira, é como se o organismo reaprendesse a diferenciar o claro do escuro e, a partir daí, preparasse o corpo para repousar direito no período noturno.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, em Campinas, esse é outro motivo para não adiar a cirurgia de catarata quando há necessidade. Ele inclusive aponta que, quando feitas em casos mais avançados, as operações podem eliminar células responsáveis por uma visão aguçada.

E não para por aí. “No caso dos diabéticos, quanto mais a cirurgia é adiada, maior o risco de a pessoa desenvolver retinopatia, que pode causar cegueira”, arremata. Daí porque não se deve esperar que alterações visuais se agravem antes de se consultar com um oftalmologista.

Compartilhe!

Fonte: Saúde Abril



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook