Perca Peso Agora

9 Motivos Para Parar de Beber Refrigerantes AGORA

O consumo de refrigerantes tem aumentado muito - uma média de 100 litros por pessoa a cada ano. Mas como isso afeta a nossa saúde?

1- Aceleram o envelhecimento

Pessoas que bebem o equivalente a 2 latas de coca-cola diariamente podem envelhecer mais rapidamente que pessoas que nunca bebem isso, disseram os pesquisadores americanos.

No ano passado, cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que essas pessoas tinham mudanças no DNA, que faziam suas células ficarem 4 anos e meio mais velhas - seus telômeros, uma fina capa que protege o final da nossa cadeia de DNA eram diminuidas.

"O comprimento do telômero tem um impacto na reparação e regeneração das células e isso está relacionado com o processo de envelhecimento", disse Dr. Sajjad Rajpar, dermatologista do Queen Elizabeth Hospital em Birmingham. "Uma grande quantidade de pesquisas procura identificar como o comprimento dos telômeros pode afetar esse processo".

2- Desencadeiam a ansiedade por açúcar

Beber somente 2 latas de bebida gasosa açucarada por dia diminui as percepções de sabores doces e faz as pessoas desejarem mais e mais açúcar, disse Dr. Hans-Peter Kubis, fisiologista da Universidade de Bangor que conduziu um estudo sobre os efeitos das bebidas gasosas no corpo humano.

O sabor adocicado está fortemente ligado ao sistema de recompensa no cérebro e as pessoas podem aumentar a frequencia do uso de açúcar como um resultado. As bolhas também podem fazer você querer mais açúcar.

O dióxido de carbono atua como um ácido que melhora nossas respostas para outros gostos, como o açúcar, disse Dr. Kubis.

"Embora o açúcar possa gerar quadros de ansiedade, a acidez ou a efervescência da bebida faz com que o prazer do sabor fique ainda mais forte. Isso poderia explicar porque as pessoas preferem água gaseificada".

3- Estão relacionados ao câncer

Mulheres que bebem mais que 3 latas de bebida açucarada por semana - gasosa ou outra - tem aumento no risco de desenvolver câncer de mama.

No ano passado, pesquisadores da Laval University em Quebec descobriram que quanto mais bebidas açucaradas e gasosas as mulheres consomem, maior a densidade de suas mamas - um conhecido fator de risco para o câncer. Ainda não está claro como ambos estão relacionados e será preciso mais pesquisas.

"Mulheres com mamas densas tem um alto risco de desenvolver câncer porque há mais células que podem tornar-se cancerosas", explica Dr. Anne Trig, médica oncologista do London Bridge Hospital.

4- Podem danificar os ossos

Beber grande quantidade de refrigerantes pode afetar nossos ossos, sugerem os pesquisadores americanos.

Isto porque eles frequentemente contém alta quantidade de ácido fosfórico - que é adicionado nas bebidas do tipo cola para dar-lhes um sabor picante, e um formigamento quando engolido.

Um estudo de 2006 feito por epidemiologistas nutricionais da Tufts University de Boston descobriu que as mulheres que bebiam coca-cola diariamente tinham a densidade óssea diminuida em seus quadris quando comparadas com aquelas que bebiam sómente uma vez na semana, independente da idade, ingestão de cálcio ou uso de cigarros e álcool.

O corpo naturalmente luta para manter os níveis de cálcio e fósforo - então quando há um excesso de fósforo, o cálcio é liberado dos ossos para manter o equilíbrio.

Pesquisadores não descobriram esses efeitos quando as mulheres ingeriam outras bebidadas gasosas. É possível que a cafeína da coca-cola tenha um impacto, pois a cafeína tem sido associada ao risco de baixa densidade óssea.

A Sociedade Nacional de Osteoporose diz que enquanto não há uma evidência clara de que as bebidas gasosas tem um efeito prejudicial à saúde dos ossos, as mulheres devem moderar o seu consumo.

5- Causam inchaço

Quando nós ingerimos bebidas gasosas, o gás - ácido carbônico - enche o estômago com ar, criando uma pressão que empurra o ar de volta ao esôfago causando o arroto.

E se você sofre com inchaço, o gás extra irá tornar isso pior, diz Dr. Steven Mann, gastroenterologista do Royal Free Hospital de Londres, pois o ar ficará no estômago. Essas bolhas eventualmente estouram e são reabsorvidas no sangue.

As bebidas gasosas podem também agravar a síndrome do intestino irritável, desordem associada aos problemas do sistema digestivo.

6- Causam lesões nos dentes

O açúcar reage com as bactérias presentes na placa dental e produz ácidos que podem causar cáries, sendo os sucos de frutas açucarados uma ameaça à saude bucal.

Mas as bebidas gasosas podem causar estragos ainda maiores. Um estudo feito na Universidade de Birmingham descobriu que a coca-cola é 10 vezes mais corrosiva que os sucos de frutas nos primeiros 3 minutos após ser ingerida, apesar deles conterem quantidades similares de açúcar.

Isto ocorre devido ao ácido cítrico que é adicionado a essas bebidas para dar um sabor picante.

"Mesmo a coca-cola diet, com baixa quantidade de açúcar, pode ser ruim para os dentes, porque também contem ácido cítrico", diz o professor Damian Walmsley, cientista da British Dental Association.

A água com gás também pode danificar os dentes porque ela contém ácido carbônico, formado quando o dióxido de carbono é dissolvido na água, que causa erosão no esmalte dental.

Mesmo um copo pode causar lesões microscópicas na superfície do esmalte, e quando nós consumimos algo ácido, o ph da cavidade bucal permanece ácido por mais 45 minutos antes de retornar ao nível normal, diz o Professor Andrew Eder da University College London's Eastman Dental Institute.

Porém, você precisaria ingerir água com gás no dia a dia por muitos anos para sofrer esse efeito- 1 ou 2 copos por semana não causam danos.

7- Bombardeiam seu fígado

Bebidas gasosas com alta quantidade de suco de frutas tem sido associada ao desenvolvimento de uma doença no fígado chamada esteatose, que ocorre quando há um acúmulo de gordura nas paredes do fígado.

Um estudo israelense de 2009 descobriu que as pessoas que ingeriam 2 latas de refrigerante de frutas por dia eram 5 vezes mais propensas a desenvolver essa doença, que é precursora da cirrose e do câncer de fígado.

Essas bebidas tem alta concentração de frutose, que é prontamente absorvida pelo fígado e convertida em gordura.

8- Podem prejudicar a barriga da criança

Coca-cola ou limonada é um remédio popular para a dor de barriga, mas isso pode ser pior para crianças com problemas de estômago

O tecido que reveste o estômago e os intestinos são frequentemente avariados pelo enjôo, e bebidas com alta quantidade de açúcar podem piorar isso, diz o Dr. Stephen Murphy, que coordenou o comitê que redigiu o Guia oficial do NHS, que orienta o tratamento desse tipo de problema em crianças.

O guia adverte os pais para não dar essas bebidas para as crianças, dizendo que o soro caseiro é preferível pois contém os minerais e a quantidade certa de açúcar.

9- Podem adiantar a puberdade

Beber mais que uma bebida açucarada por dia pode adiantar a puberdade nas meninas, sugeriram os cientistas americanos recentemente.

Em um estudo com 6 mil adolescentes do sexo feminino, pesquisadores de Harvard descobriram que aquelas que bebiam mais que 1 refrigerante e meio por dia tinham seu primeiro período menstrual 2,7 mêses mais cedo que aquelas que ingeriam 2 refrigerantes por semana ou menos.

Bebidas com adição de açúcar elevam os níveis de insulina - o hormônio que retira a glicose do sangue - e isso provoca o aumento de hormônios femininos como o estrógeno.

Os pesquisadores sugerem que isso também aumenta o risco de câncer de mama nessas adolescentes, devido a precoce exposição ao estrógeno, aumentando também o risco de outros tipos de doenças.

E ai meus amigos leitores....depois de saberem de todo o mal que os refrigerantes nos causam, vocês ainda vão continuar consumindo esse veneno? A decisão é sua...só não vale se arrepender mais tarde...porque nós colhemos o que plantamos....então vamos cuidar direitinho da nossa planta para ela crescer forte!



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook