Perca Peso Agora

8 Dúvidas que toda mulher tem sobre o Câncer de Mama

Ninguém está completamente imune a todo tipo de doença, mesmo sempre se cuidando e mantendo a saúde do corpo em dia, às vezes algum mal é inevitável, por isso é normal nos preocuparmos com nossa saúde e querer saber mais sobre os riscos e contra medidas que podemos tomar.

O câncer de Mama é uma doença que de fato preocupa muitas mulheres e deixa dezenas de dúvidas em suas cabeças, é normal ter dúvidas e é sempre recomendado sobre os riscos de pegar alguma doença, para assim poder tomar as devidas contramedidas no momento que for necessário.

Respondendo algumas dúvidas sobre o Câncer de Mama:

1. Como sou jovem, não corro nenhum risco de pegar a doença?

O câncer de mama atinge, em sua grande maioria, mulheres a partir de 55 anos, mas também pode acontecer de acometer com mulheres mais jovens, tudo pode variar muito de pessoa a pessoa.

2. A partir de que idade devo começar com os exames para prevenir o câncer de mama?

Os médicos recomendam que a partir dos 35 anos toda mulher, sem exceção deve fazer o exame de mamografia e novamente aos 40 anos, após isso, o exame deve ser repetido anualmente. A partir dos 70 anos de idade, a frequência do exame fica a critério do seu médico especialista.


Leia também Café Reduz em Até 50% o Risco de Retorno do Câncer de Mama


3. Nenhum membro da minha família tem ou teve câncer de mama, por isso eu também não corro o risco de pegar?

O histórico familiar de doenças é um critério muito importante para saber se o paciente tem um risco maior de pegar a doença, principalmente se sua mãe ou irmã já pegaram. No entanto, a maioria das mulheres que têm câncer de mama (85%) não tem histórico de doença na família. Portanto, a importância de toda mulher, sem exceção, fazer o exame de mamografia aos 35 anos de idade.

4. Tenho medo do que pode ser encontrado!

R – 80% dos nódulos encontrados tendem a ser benignos, a mamografia também é um exame simples e que não causa nenhum tipo de mal para o paciente. Não deve-se tirar conclusões precitadas.

5. O exame de câncer de mama dói?

O exame de mamografia é rápido e não chega a causar dor ao paciente, mas sim um leve desconforto na região das mamas.


Leia também Amamentação ajuda a prevenir o câncer de mama


6. Alimentação saudável e exercícios regulares ajudam a evitar o câncer de mama?

Sim, uma dieta equilibrada acompanhada de exercícios é muito saudável e importante para o corpo. Mantê-los em harmonia ajuda a diminuir o risco de um câncer de mama, mas não elimina completamente a possibilidade. Por isso, mesmo seguindo uma rotina diária saudável, a mulher não deve deixar de fazer os exames regulares quando solicitados.

7. Qualquer sinal de tumor pode ser considerado Câncer?

Não, nem todo tumor é câncer. O termo ‘tumor’ está associado há um aumento de volume em uma parte qualquer do corpo do indivíduo. Quando o tumor aumenta devido ao aumento no crescimento das células, ele é ganha o nome de neoplasia (nesse estado, o tumor pode ser benigno ou maligno). O câncer é considerado uma neoplasia maligna, ou seja, seu crescimento é rápido e ocorre de forma desorganizada enquanto uma neoplasia benigna tem um crescimento bem mais lento e organizado.

8. Quem tem ou planeja colocar uma prótese de silicone nos seios, tem um risco aumentado de acometer a doença?

Até os dias de hoje, não há nenhuma evidencia científica que associe a colocação de próteses de silicone com risco de desenvolver o câncer.


Leia também 10 Sintomas de Câncer que a Maioria das Pessoas Ignora




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook