Perca Peso Agora

7 Benefícios do Poderoso Óleo de Coco que Você Precisa Conhecer

Os atrativos do óleo de coco para saúde são incontáveis e não só quando consumido como alimento, mas também quando usado diretamente na pele e nos cabelos. A nutricionista Diana Zaidan listou alguns dos principais benefícios deste poderoso alimento.

Segundo a especialista, é importante lembrar que óleo de coco deve ser extra virgem, prensado a frio e, de preferência, orgânico.

“Nada valerá o seu uso se não for aliado a uma alimentação saudável e à pratica de atividade física”, afirma a nutricionista.

1. Melhora a imunidade

De acordo com Diana Zaidan, o óleo de coco é um alimento funcional formado por triglicerídeos de cadeia média, que em contato com o estômago se transformam em monolaurina - um potente antibactericida, antifúngico e antiviral, ou seja, age diretamente na imunidade.

Ele também é rico em vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K), que controlam o colesterol, aumentam o HDL (gordura boa) e reduzem o LDL (gordura ruim), por isso o óleo de coco tem efeito anti-inflamatório e antitrombótico.

2. Combina com qualquer tipo de alimento

Por ter um sabor neutro, o óleo de coco pode ser acrescentado na preparação de diversos tipos de alimentos. Segundo a nutricionista, uma excelente opção é usá-lo para temperar as saladas e verduras ou refogar os legumes, arroz e proteínas por exemplo. Já na sua forma crua, ele pode acompanhar saladas de frutas, vitaminas, café e outros alimentos.

“O importante é deixar a criatividade expandir, já que é um óleo resistente ao calor e, por isso nos possibilita várias possibilidades de uso”, afirma especialista.

3. Não há contraindicação

Antes de introduzir o óleo de coco na alimentação, é sempre importante consultar um profissional para que ele possa auxiliar a forma de consumo e a quantidade necessária diária.

Diana Zaidan, no entanto, ressalta que não há contraindicação, uma vez que é um alimento saudável e rico em nutrientes.

4. Pode substituir os tradicionais óleos de cozinha

O óleo de coco é o óleo mais indicado para cozinhar, pois, por ser um triglicerídeo de cadeia meia, consegue atingir altas temperaturas sem oxidar e sem alterar suas propriedades nutricionais.

“Em contato com o calor, ele não vira gordura trans, diferentemente dos óleos vegetais como o óleo de soja, milho, canola”, explica Diana Zaidan.

5. Ajuda a emagrecer

O óleo de coco é um triglicerídeo de cadeia media, ou seja, é facilmente absorvido e transformado em energia no fígado, não se acumulando em forma de gordura nos adipócitos.

Ele também acelera o metabolismo, favorecendo assim a queima de gordura.



6. Hidrata pele e cabelos

O óleo de coco traz excelentes resultados para os cabelos e a pele, não só pelo uso oral, mas também no uso tópico.

De acordo com a nutricionista, ele pode ser passado no cabelo antes de dormir, que o resulta em fios com mais brilho e menor queda.

“O potente óleo inibe a ação da enzima 5-alfa-redutase, o que evita a queda de cabelo, se o caso claro for alopecia idiopática”, afirma Diana Zaidan.

7. Pode ser usado antes de malhar

O óleo de coco fornece energia rápida para executar o treino com maior disposição, acelerando o metabolismo. Ou seja, possui efeito emagrecedor, promovendo sensação de saciedade, o que pode inibir a fome durante o treino.

De acordo com Diana Zaidan, combinado com o café - que estimula o sistema nervoso central, melhora o estado de alerta e também o desempenho em exercícios de força e aeróbicos -, o óleo de coco vira um excelente termogênico que pode ser consumido antes do treino.

Leia também este artigo que já escrevemos sobre um produto que contém óleo de coco e tem dado bons resultados para a perda de peso: Produto Ajuda Pessoas Queimarem 550Kcal por Dia sem Dietas Mirabolantes.

Fonte: Exame





Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook