3 Descobertas de 2016 para a Saúde do Cérebro

O neurologista Jefferson Gomes Fernandes, coordenador do Centro de Telemedicina do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, e superintendente de Educação e Ciências da instituição, escolheu os principais destaques da sua área neste ano. Tem até ovo na lista!

1. Poluição aumenta risco de AVC

A poluição ambiental está associada ao risco de acidente vascular cerebral (AVC) em 30% dos casos, mostra um levantamento global. Essa ligação ocorre principalmente em países em desenvolvimento. Uma das principais causas de morte e de incapacidade, o AVC pode ter seu risco diminuído de forma significativa por meio do controle de fatores como pressão alta, açúcar elevado no sangue, dieta inadequada (com poucas frutas e verduras e muito sal, por exemplo), índice de massa corporal elevado, sedentarismo e, agora, poluição ambiental.

2. Realidade virtual contra a dor

Tecnologias que se valem da realidade virtual, inclusive com o uso de óculos 3D, vêm demonstrando benefícios para o tratamento da dor. Estudos recentes atestam esse efeito tanto em pessoas com dores agudas quanto em dores crônicas de diversas origens. Assim, vai se configurando mais uma opção terapêutica que, associada ou não a outros tratamentos, pode trazer alívio ao sofrimento.

3. Ovo na prevenção do derrame

Comer um ovo por dia reduz o risco de acidente vascular cerebral. Publicada no periódico do Colégio Americano de Nutrição, essa evidência é mais uma boa notícia para os apreciadores de ovos, alimento de baixo custo e fonte valiosa de proteínas, ácidos graxos essenciais, antioxidantes, vitaminas e minerais.

Fonte: Saúde Abril




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook