15 Conselhos para Dormir Bem e Acordar ainda Melhor

Nada pior do que ficar o dia todo sonhando com o momento de poder encostar a cabeça no travesseiro e, na hora em que isso acontece, sentir que o sono foi embora. Calma, você não é o único que sofre desse mal. O estresse do mundo contemporâneo faz com que cada vez mais pessoas sintam dificuldade para dormir.

Hoje, trazemos 15 conselhos que não apenas te ajudarão a dormir, como deixarão a sua manhã muito mais agradável.

1. Durma o suficiente

A duração ótima do sono varia mas, em média, um adulto precisa dormir de 7 a 8 horas por noite. A cada vez que você dorme menos que o normal, o sono acumula, reduz a sua eficiência nodia a dia e gera ainda mais sono.

2. Diga NÃO ao café

Por mais que você sinta vontade de tomar uma xícara de café no trabalho, é melhor se controlar. A cafeína previne a absorção da adenosina, que não permite que você se acalme, provocando problemas de sono.

3. Respire ar fresco

Tente se acostumar a sair para passear, mesmo quando sentir preguiça. Passar meia hora fora de casa já te ajuda a dormir melhor durante a noite.

4. Beba algo quente

A melhor coisa que você pode fazer depois de passear é tomar alguma coisa quente. De preferência algum chá, ou leite com mel.

5. Coloque alho embaixo do travesseiro

Desde a antiguidade é comum colocar alho embaixo do travesseiro para melhorar o sono. O segredo é que os compostos de enxofre do alho tranquilizam e melhoram a qualidade do sono.

6. Apague os aparelhos eletrônicos

A luz dos aparelhos eletrônicos é mais perigosa do que você imagina. O ritmo do sono é controlado pelo hormônio melatonina, que é produzido quando há luz. Ao ligar algum aparelho antes de dormir, você irá brecar a síntese do hormônio e isso pode prejudicar o descanso normal.

7. Cuidado com a temperatura do quarto

A temperatura ideal fica entre os 16 e os 20 graus. Muito calor e muito frio prejudicam o sono.

8. Não durma com bichos de estimação

Claro que o seu cachorro ou o seu gato são membros da família, mas deixar que eles durmam na sua cama não é boa idéia. Cientistas realizaram uma pesquisa e mostraram que 64% das pessoas que dormem com bichos de estimação têm problemas de sono.

9. Tenha lavanda em casa

Há muito tempo que a lavanda é conhecida pela suas propriedades calmantes. Coloque alguns galhos ao lado da cama ou use velas aromáticas para combater a insônia.

10. Revise seus remédios

Olhe para a bula dos remédios que você toma. Alguns podem provocar alteração do sono e insônia.

11. Descanse de dia

Tente dormir um pouco durante o dia. Para ter mais energia bastam 10 a 30 minutos. Se dormir mais, poderá passar as fases mais profundas do sono e se sentir pior ao acordar.

12. Não fique dando voltas na cama

Não consegue dormir? Se isso passar dos 20 minutos tente fazer alguma atividade relaxante como ler um livro ou escutar uma música tranquila.

13. Use o dormitório corretamente

O seu cérebro tem dificuldade para perceber o ambiente onde você trabalha, recebe visitas ou faz exercícios, como um lugar para descansar. Faça essas atividades em outro lugar. O quarto é para descansar e ter relações sexuais.

14. Use travesseiros

Se você dormir de barriga para cima, coloque uma almofada embaixo dos joelhos e outra embaixo da cintura. Se você dormir de lado, coloque uma entre as pernas. Se você prefere dormir de barriga para baixo, coloque uma almofada embaixo da parte inferior do abdomen. Desta forma o corpo fica na posição correta e não sobrecarrega a coluna.

15. Não esqueça o Magnésio

O magnésio tem um papel chave na nossa capacidade de dormir toda a noite. Inclua na dieta alimentos com magnésio, ou tome algum suplemento antes de dormir.

Siga esses conselhos e boa noite!

Fonte: Incrível




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