12 Benefícios da Água Alcalina. Aprenda a fazer na sua Casa!

Uma das dicas mais valiosas de saúde é a recomendação sobre beber bastante água. Afinal de contas, o corpo humano é composto, em grande parte, dela, e esse líquido tão precioso é essencial para o bom funcionamento de todo organismo.

O que pouca gente sabe é que existem diferenças, inclusive, nos tipos de água, que vão muito além da questão: água encanada x água mineral.

Uma das variações da bebida é a água alcalina. Já ouviu falar? Muitos especialistas garantem que ela é muito melhor para a saúde do que outros tipos de água.

O que é água alcalina?

A água alcalina é uma bebida com PH (potencial hidrogeniônico) maior que 7,5. Como o organismo possui um PH que fica entre 7,35 e 7,4, esse tipo de água ajuda a equilibrar o potencial ácido do corpo.

A acidez em excesso é nociva, pois significa pouco oxigênio nas células e pode ser a porta de entrada para micro-organismos nocivos, como vírus e bactérias, que vivem em meio ácido.

Além disso, há maior chance de aderência de gorduras no sangue, bem como mau funcionamento da tireoide, maiores riscos de desenvolver doenças como fraturas ósseas, diabetes, câncer, e outras. A água alcalina age, nesse sentido, deixando o organismo mais forte e resistente.

12 benefícios da Água Alcalina

1. Protege os ossos

Para evitar que o PH do sangue fique ácido, o organismo aproveita o cálcio e magnésio, que são minerais alcalinos, mas isso pode fazer com que as células ósseas percam esses componentes, tão essenciais para a boa saúde dos ossos.

Quando o organismo fica mais alcalino, tais minerais podem ser aproveitados para fortalecer os tecidos ósseos. Além disso, a água alcalina ajuda na eliminação de resíduos sólidos com ácido úrico e nefrólitos através da urina, ajudando a prevenir doenças como osteoporose.

2. Protege as artérias, prevenindo doenças cardiovasculares

As altas taxas de magnésio presentes na água alcalina podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, diminuindo a pressão arterial.

Já existem estudos a respeito, um deles foi publicado no BMC Public Health Journal (2004) e mostrou que houve melhora da pressão arterial sistêmica dos pacientes em tratamento com água alcalina.

3. Combate o envelhecimento precoce

A água alcalina ajuda a oxigenar melhor as células, isso por que ajuda na eliminação das toxinas, que aceleram o envelhecimento celular. Ela também ajuda a combater os radicais livres, que promovem uma série de doenças e o envelhecimento precoce.

4. Previne doenças

Doenças como diabetes, colesterol alto, obesidade, hepatite, artrite crônica, dermatite, entre outras podem ser prevenidas com o consumo frequente de água alcalina.

5. Hidrata mais

A água ionizada tem poder de hidratar melhor e mais rápido as células do organismo, além de eliminar mais facilmente as toxinas presentes no corpo.

6. Melhora a disposição

Esse potencial hidratante é importante também porque aumenta o rendimento dos processo biológicos, pois faz os nutrientes chegarem mais rápido às células.

7. Ajuda na manutenção do peso

A presença de magnésio na água alcalina promove um estímulo à perda de gordura e manutenção da massa magra, tendo em vista que a deficiência desse mineral está relacionada à obesidade, diabetes, entre outras doenças.

8. Melhora a capacidade cognitiva

A eficiência da água alcalina em levar nutrientes importantes para o organismo também favorece o sistema neurológico e muscular, melhorando o raciocínio e a resposta aos diversos estímulos ambientais.

9. Longevidade

Um estudo feito em 2016 mostrou que a água alcalina aumentou a sobrevida do grupo que recebeu o tratamento com esse tipo de água. No entanto, essa pesquisa foi feita em camundongos, e ainda não é conclusiva a relação entre longevidade e consumo de água alcalina.

10. Diminui os riscos de câncer

A água alcalina também pode minimizar os riscos de desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Em um dos estudos mais recentes, publicado em 2016, houve redução nos melanomas de camundongos tratados com a água. No entanto, essa relação ainda é controversa, embora os autores do estudo digam que “é concebível que o controle dos desequilíbrios do pH ao nível dos órgãos e dos tecidos que são alvo das terapias atuais anticâncer podem representar uma nova ferramenta eficiente para melhorar a eficácia das drogas e que estes resultados vão promover novas investigações sobre o uso combinando dos agentes de quimioterapia e imunomoduladores usados no tratamento do câncer."

11. Atua beneficiando o sistema digestivo

A água é essencial para uma boa digestão dos alimentos, assim a água alcalina promove uma eliminação mais eficiente dos rejeitos e neutraliza a acidez gástrica em excesso, prevenindo doenças como gastrites, úlceras, prisão de ventre, diarreia crônica, entre outras.

12. Combate a retenção de líquidos

A eliminação de toxinas potencializada pela água alcalina e o controle do PH do organismo favorecem a purificação do corpo e inibem a retenção de líquidos, que ocorre como combate à acidez.

Mas tais benefícios seriam mitos?

Alguns especialistas, no entanto, defendem que o corpo, em perfeito estado de saúde, tem condição de equilibrar o PH do corpo naturalmente, principalmente pela ação dos rins, que possuem mecanismos para fazer isso.

Esse desequilibro de PH só aconteceria quando o organismo apresenta doenças, como a diabetes. Além disso, o que muitos defendem a respeito da importância da água alcalina para “neutralizar” a alimentação ácida que as pessoas costumam fazer não se sustentaria, pois, o ideal é melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos, e não a água.

Como fazer água alcalina em casa

Corte 1 limão em 8 partes, sem espremer e sem tirar a casca. Deixe-o descansar em 2 litros de água, por 8 horas. Em seguida, a água estará alcalinizada, pois o limão ao chegar ao organismo faz o PH atingir o nível ideal, entre 7,36 e 7,42.

Há ainda receitas com bicarbonato de sódio, incluindo este produto no lugar do limão e, algumas vezes, os dois juntos.

Porém a receita caseira merece atenção!

Há uma ressalva a respeito de receitas caseiras de água alcalina: aquelas que contém bicarbonato de sódio, por exemplo, não são aconselháveis, pois podem elevar a pressão arterial e desequilibrar o PH do intestino, que é naturalmente ácido.

Consulte um médico

Por isso vale a pena consultar um especialista para saber se há realmente ganhos significativos no consumo de água alcalina e se a mesma pode ser feita em casa. Cada caso é um caso e somente um médico pode estabelecer os benefícios em cada caso particular.

Fonte: Green Me




Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook