Perca Peso Agora

10 Utilidades do Arroz que Você nem Desconfiava

Mais famoso nos pratos brasileiros, o arroz é o alimento rico em carboidratos mais consumido no mundo todo, seja na hora do almoço ou no jantar. O grão é um dos ingredientes da dobradinha que faz um maior sucesso no Brasil, o feijão com arroz.

O que pouca gente sabe, é que esse mesmo alimento pode ser usado com outras finalidades, muitas delas longe da cozinha.

Conheça 10 utilizações do arroz um tanto inusitadas. Veja!

1- Aliviar cólicas

Muitas mulheres quando estão no período menstrual e sentindo cólicas severas, optam por colocar uma bolsa de água quente na região dolorida. O uso do arroz pode ser outra saída segura para o tratamento desse incômodo.

Para isso, leve o arroz até o microondas, até que ele esquente. Enquanto isso prepare uma bolsa com tecido fino. Dentro do pacote, coloque o arroz e posicione na área dolorida até que a cólica passe.

2- Limpar sujeira de café

Quase sempre as cafeteiras ficam sujas com pequenos resíduos, por mais que você lave, algumas sujeiras parecem não sair com tanta facilidade.

Para não ter dor de cabeça ao limpar essas máquinas, jogue alguns grãos de arroz no recipiente e agite para que os grãos alcance toda área interior. Como em um passe de mágica os resíduos são eliminados e você dar sequência a limpeza com água e detergente.

3- Verificar se o óleo está quente

Esse truque é simples, mas facilita demais a vida de quem está cozinhando. Ao colocar a panela de óleo no fogo, jogue dentro um grão de arroz, ao perceber que este está fritando saiba que o óleo estará pronto para fritar. Só tenha cuidado, é claro, para que não salpique em sua pele, evitando assim queimaduras.

4- Limpar vasos e garrafas sujas

Existem diversos modelos de garrafas e vasos, muitos deles possuem uma boca estreita o que acaba dificultando a limpeza desses recipientes. Consequentemente, haverá um acúmulo de sujeira.

Para evitar isso, basta adicionar duas colheres de grãos de arroz e um copo de água quente. Balance o recipiente e derrame o conteúdo fora. Em seguida, basta lavar normalmente e perceber como ele ficará limpinho.

5- Amadurecer as frutas rapidamente

Comprou uma fruta, mas não pode comê-la porque ela ainda está verde? Pois saiba que o arroz pode acelerar o amadurecimento desses alimentos, basta lavar a fruta em questão, secá-la corretamente e em seguida colocá-la em um recipiente de arroz.

Vale ressaltar que é necessário conferir o estado do alimento pelo menos duas vezes ao dia, para garantir que a fruta não amadureça além do ponto. E o melhor é que o arroz pode ser aproveitado normalmente depois.

6- Resgatar aparelhos eletrônicos molhados

O celular caiu na água e o desespero bateu? Calma, o arroz pode lhe ajudar a salvar seu aparelho de forma simples e rápida. Logo após o acidente, retire a bateria e coloque-a, junto com a carcaça do telefone, em um recipiente cheio de arroz cru.

É importante deixar as peças bem cobertas pelo grão, pois ele vai sugar toda a umidade. Espere por, aproximadamente, 45 minutos, as vezes por até 1 dia, e o celular estará pronto para o uso.

7- Aliviar dores de ouvido

Pegue uma meia e coloque arroz dentro dela. Dê um nó para fechar bem. Coloque-a dentro do microondas ou aqueça numa frigideira. Teste a temperatura antes, e coloque-a sobre o ouvido dolorido. Isso trará um grande alívio. Você também pode utilizar o sal.

8- Manter o sal desprendido

Muito conhecida pelas pessoas, essa técnica funciona tanto que até restaurantes a utilizam. A dica é colocar alguns grãos de arroz dentro do saleiro, fazendo com que o sal fique sempre soltinho e saia com mais facilidade. Muitos recipientes acabam permitindo que o sal umedeça e dificulte sua saída. Com a adição do arroz, isso não ocorre.

9- Deixar a pele brilhante

Sabe aquela água que sobra depois que o arroz é escorrido? Então, esse líquido é rico dos nutrientes desse grão, como por exemplo a vitamina E. Por essa razão, pode servir para uma limpeza na pele, promovendo mais brilho à epiderme.

O modo de aplicação é simples, após escorrer o arroz, guarde a água na geladeira e utilize-a quando estiver fria. Aplique na pele com o auxílio de um pano e lave-a logo em seguida. Vale ressaltar que a água de arroz deve ser descartada após três dias de seu preparo.

10- Aquecer do frio

Você pode preparar uma almofada com arroz no intuito de se aquecer durante noites frias. Basta pegar um tecido simples, feito de algodão e costurar no formato que desejar, deixando um lado aberto por onde você vai preencher com o grão. Em seguida, feche o saco por completo e tenha sempre uma maneira caseira de afastar o frio.

Gostou? Compartilhe com as suas amigas!

Fonte: Remédio Caseiro



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook