Perca Peso Agora

10 Sinais que podem indicar um Câncer de Mama. É importante que vocês, Homens e Mulheres, os conheça!

Os sinais que podem indicar um câncer de mama estão relacionados com alterações visíveis, como diferenças na forma ou na sensibilidade da mama, por exemplo. Estes sinais ou sintomas podem surgir tanto na mulher como no homem e, quando *descobertos precocemente, podem aumentar as chances de cura.

O câncer da mama ainda é a forma mais comum de câncer entre as mulheres, ocupando o primeiro lugar em incidência nas regiões Nordeste, Sul e Sudoeste, na proporção de 22,84%, 24,14% e 23,83%.

Além disso, no Brasil, é a primeira causa de morte entre as mulheres, isso porque, infelizmente, os casos que chegam às nossas mãos, já se encontram em estágio avançado.

Há um ditado que diz: “quanto mais precoce o diagnóstico, maior a possibilidade de cura”. Urgem, portanto, medidas mais enérgicas, no sentido de diminuir essa taxa de mortalidade que poderia ser evitada se a população se conscientizasse da necessidade de um diagnóstico precoce.

O câncer da mama é sobretudo afecção das mulheres mas pode também ocorrer em homens (aproximadamente 1% dos casos).

A maioria das pessoas ignora certos sinais que o corpo envia para advertir de que talvez algo não está bem. É certo que nem sempre temos que nos preocupar com alguns sintomas, mas também não podemos simplesmente ignorá-los, já que não se sabe quando estão anunciando um problema de saúde grave.

No caso do câncer da mama, os especialistas insistem que detectá-lo a tempo é a medida mais eficaz para deter o seu impacto e aumentar a expectativa de vida.

Confira aqui os 10 sinais que podem indicar um câncer de mama.

1. Afundamento do mamilo

Este é um dos principais sinais que podem indicar um câncer de mama. Ao examinar os seios, é muito importante observar com atenção os mamilos para verificar se estão normais e não apresentam nenhuma alteração. A retração ou afundamento dos mamilos é um sintoma quase evidente de câncer de mama.

2. Caroços ou Nódulos

Este é outro dos principais sinais que podem indicar um câncer de mama. A maioria dos nódulos costuma ser benigna, mas mesmo assim devemos ficar atentas. Durante anos fomos advertidas de que os nódulos nos seios podem estar alertando-nos em relação a um câncer. No entanto, a sua aparição nem sempre indica câncer da mama, já que eles também podem surgir por uma infecção ou cistos.

3. Ferida nos seios

Caso apareça uma ferida ou úlcera que não cicatriza, é bom ficar em alerta e procurar um médico.

4. Secreção ou sensibilidade

Este é um dos principais sinais que podem indicar um câncer de mama. Pois, sentir os seios sensíveis não é normal e, além desse sintoma, o câncer da mama pode apresentar algumas manchas de sangue nos seios.

5. Dor na mama

Nas primeiras etapas, é pouco comum sentir dor nas mamas ao apertar ou apalpar um pouco os seios. No entanto, quando a doença começa a avançar, é muito comum sentir sensibilidade e dor nos seios ao tocá-los. É importante lembrar que devemos ficar atentas para não confundi-la com a dor que aparece todos os meses por causa da tensão pré-menstrual, ou por alguma infecção como a mastite.

6. Alteração no tamanho ou forma da mama

Qualquer alteração no tamanho ou na forma do seu seio deve ser levada em consideração.

7. Alterações no bico do peito

Se você não tem nenhum defeito de nascimento em seus mamilos e perceber que ele começou a se retrair, ser puxado para dentro como um dedo de luva revirado ou engrossar, tendo ou não dor, talvez seja um sinal de tumor cancerígeno.

8. Mudança na pele ao redor do mamilo

Se você perceber que a pele que fica ao redor do mamilo está mais quente, escamosa, vermelha ou inchada, também deve procurar ajuda.

9. Um dos seios está aumentando o volume

O aumento no volume das mamas pode se dar pela alteração funcional benigna da mama (AFBM) ou por um tumor maligno presente, provocando uma inflamação devido à propagação das células cancerosas. Se o aumento das mamas não for por causa do ciclo menstrual, gravidez ou da amamentação, a consulta médica é importante, principalmente se ocorrer em apenas um dos seios e houver dor, vermelhidão e transpiração em toda superfície ou apenas numa parte dela.

10. Alterações na pele do seio

Se a pele do seio apresentar vermelhidão, inchaço, calor, aspecto de casca de laranja, ou mesmo alguma coceira frequente, procure o seu médico para uma avaliação.

Quais são os fatores de risco?

O câncer da mama afeta, em sua maioria, as mulheres, mas também pode se desenvolver nos homens. Seus principais fatores de risco incluem:

  • Ser mulher com mais de 54 anos
  • Ter antecedentes familiares de câncer de mama
  • Ter iniciado o ciclo menstrual antes dos 13 anos
  • Ter uma menopausa tardia ou precoce
  • Estar acima do peso
  • Não ter tido filhos

Compartilhe essas informações, assim você pode ajudar a salvar muitas vidas!

Fonte: Dicas de Saúde



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook