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10 Novas Regras de Saúde. A #5 você nunca iria imaginar!

The New Health Rules é um novo livro de bem-estar com 175 dicas para os leitores que abrangem os hábitos alimentares, cura, energização e manutenção do corpo ativo. São mudanças que podem ser adotadas gradualmente.

Dr. Frank Lipman, co-autor, disse que o objetivo do livro é ajudar as pessoas a melhorarem sua saúde e bem estar aos poucos, assim as metas serão alcançadas mais facilmente.

A cada dia novos estudos científicos são publicados, cada um se propondo a oferecer dicas para melhorar nossa saúde, mais conselhos de coisas a se evitar ou banir da nossa alimentação.

Então qual conselho seguir? Para onde ir quando você ficar doente? O que podemos fazer para ter o controle e melhorar nossa própria saúde?

Para o Dr. Frank Lipman, um expert no campo da medicina integrativa e funcional de Nova York, a resposta é simples. Baseado em mais de 30 anos de experiência, ele elaborou uma lista com 175 regras para ajudar você mudar seu estilo de vida e viver melhor.

Seu livro tem sido aclamado como o novo mandamento de como comer bem, sentir-se bem e ter uma vida longa e saudável.

Dr. Lipman disse que o objetivo é que os leitores de seu manual de bem-estar comecem a adotar gradualmente as dicas de mudança no seu dia a dia e ajudá-los a se sentirem envolvidos, inspirados e alertas. Não é esperado que a mudança ocorra em um fim de semana. As pessoas querem soluções rápidas para o seu dia a dia tão ocupado.

Aqui Dr. Lipman divide conosco 10 dicas de seu livro que podem ser incorporadas em nossas vidas cotidianas sem muito esforço.

1. Recomponha suas costas

Depois de um longo dia no escritório, ou sempre que sentir dores ou que está "torto", você pode usar um rolo de espuma (esses usados em aulas de hidroginástica chamados de spaguetti) para se ajustar.

Sente-se no chão e coloque o rolo atrás de você, com uma extremidade em seu cóccix, deitando-se com a coluna ao longo do rolo.

Mantenha os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Deixe os braços levemente abertos ao lado do seu corpo e relaxe seu peso sobre o rolo.

Respire e fique nessa posição por aproximadamente 5 minutos. Em seguida, role para um lado e remova o rolo, e permaneça deitado no chão com a coluna esticada por mais uns 2 ou 3 minutos.

Dr. Lipman disse que o rolo de espuma é particularmente efetivo porque ele ajuda a esticar a fáscia - a faixa de tecido conjuntivo que envolve todos os músculos do corpo.

"Isso é uma coisa muito simples para ser feita depois de um dia todo debruçado sobre um computador", ele disse.

E isso é uma coisa boa do livro, são dicas que as pessoas podem incorporar em todos os dias de sua vida, sem tanto esforço.

2. Se você for aprender só uma posição de yoga...

...que seja a supta konasana baddha.

Essa postura, que abre o seu coração e o seu pulmão, é profundamente restauradora e pode ser feita com ou sem adereços - uma oportunidade de sentir a magia da yoga sem esforçar-se.

Se você passa os seus dias num computador, ou trabalhando com suas mãos, ou no chão brincando com as crianças, você provavélmente tem a região frontal de seu tórax fechada e apertada (a maioria de nós somos assim).
Essa postura ajuda.

Com um apoio sob suas escápulas, e cobertores dobrados, ou travesseiros firmes, ou blocos de yoga apoiando seus joelhos, suas costas e sua cabeça, você sentirá uma suave soltura e relaxamento em seus quadris, no seu peito, ombros e garganta.

Permaneça na postura por 5 minutos; esta é uma surpreendente maneira de iniciar ou encerrar o seu dia.

3. Barras energéticas para te dar forças

As barrinhas são cheias de açúcar, e você não deve comê-las com regularidade. Mas para casos de emergência tenha uma barra de uma marca menos processada.

E tenha o hábito de ter alguns pacotes de shake de proteínas em sua bolsa ou na gaveta de seu escritório, assim você pode obter um aumento de energia quando for preciso.

As barras tem em média 20 gramas de açúcar, que correspondem a 5 colheres de chá. Elas são convenientes mas não são saudáveis, apesar de serem anunciadas como tal. Se possível, faça suas próprias barras energéticas, mas como leva mais tempo e você está na correria, opte por nozes ou castanhas cruas.

4. Movimente-se por 5 minutos a cada hora

Isso é muito fácil de dizer, mas difícil de fazer para algumas pessoas. Mas torne isso um objetivo, e para lembrá-lo, escreva em um Post-it e cole em qualquer lugar visível, para que você nunca esqueça.

Após 55 minutos de trabalho, levantar-se e andar, ou subir um lance de escadas.
Ou se você trabalha em um local particular pode também optar por uma postura de yoga ou alguns exercícios de relaxamento, enfim, qualquer coisa que tire você da cadeira e da postura que mantém por muito tempo.

Esta ruptura também ajuda a mente, e esse hábito pode ser ótimo para aumentar a sua produtividade.

5. Suje as mãos

O seu corpo necessita dos micróbios presentes no ambiente externo para manter seu sistema imunológico forte.

A maioria de nós vive grande parte de nosso tempo em ambientes internos, dentro de nossa casa, de nosso carro ou no escritório, frequentemente inalando ar processado.

Então cave buracos em seu jardim, brinque na areia e dê cambalhotas no gramado sempre que puder.

Dr. Lipman alertou aos pais para que deixem suas crianças brincarem ao ar livre, e que os adultos também podem se beneficiar deixando suas mãos sujas.

Ele disse que os germes do mundo exterior são importantes para o nosso microbioma - todos os micro-organismos que vivem dentro e no nosso corpo.

"Nós agora começamos a entender mais sobre o microbioma", disse Dr. Lipman.

"Há mais bactérias dentro do nosso corpo do que células- um enorme sistema de organismos". Se você toma antibióticos, lava suas mãos com bactericidas porque você está com medo dos germes, você está destruindo as boas bactérias que o seu corpo precisa, e esse intercâmbio entre seu corpo e essas boas bactérias é muito importante na manutenção de uma boa saúde".

"Então brinque na terra e estimule seus filhos a fazerem o mesmo, faça jardinagem, ande descalço. Isso é tudo que precisamos fazer".

6. Valorize seus pés

Seus pés são o centro de comando do seu corpo. Seja legal com eles.

Enquanto você está lavando louças ou falando no telefone, faça rolar uma bola de tênis sob a parte inferior de um pé, depois do outro, por 5 minutos em cada um. Isso solta e relaxa todos os pequenos músculos que sustentam seu corpo durante o dia inteiro.

Minimize o número de horas que você costuma usar sapatos e saltos torturantes.
Saltos altos não só machucam seus pés; eles afetam todo o seu corpo - joelhos, quadril, coluna, pescoço (e também seu cérebro, alterando o seu humor).

Quando você tirar um par, sempre fazer um alongamento da panturrilha, mantendo a posição por alguns segundos, e em seguida, fazer com o outro pé. Repita 10 vezes.

7. Seja improdutivo

Às vezes, o órgão que precisa de mais cuidado e reparação é o cérebro.

Se você é uma pessoa muito focada e obstinada, e não tem paciência para um dia improdutivo, o que você pode realmente precisar é...de um dia improdutivo. Nenhuma lista de coisas a fazer, sem telefone, nenhum computador.

Isso se assemelha a um dia que você dá de folga aos seus músculos de um treinamento com pesos, para que eles se recuperem e se reconstruam e voltem mais fortes.

Faça uma caminhada fácil num terreno plano, sente-se no gramado com um livro, ou sómente observe as pessoas em um café. Recarregue assim suas baterias.

8. Faça algo que você ame por 10 minutos a cada dia


Isso é incrívelmente poderoso e curativo. Todos nós achamos que não temos tempo, mas a maioria de nós pode encontrá-lo em algum lugar, basta querer (talvez o tempo que passamos online, isso é só um palpite).

Não tem que ser nada grandioso. Treine arremessos no seu quintal, desenhe alguma coisa, ouça música, dance na sala, pegue um instrumento e tente tocar, cante para você mesmo. Faça disso um propósito, como o de tomar vitaminas todos os dias.

"Há pessoas que amam seus trabalhos", disse Dr. Lipman, "mas há outras que não tem o trabalho que amam". "Não é uma realidade dizer às pessoas que elas deveriam ter carreiras que elas amem, então é importante separar um tempo para fazer coisas que você ame."

9. O poder da chia

Essas pequenas sementes com um gosto suave distribui uma enorme dose de nutrientes, especialmente ômega-3.

Ela também faz você se sentir satisfeito mais rapidamente, o que pode ser uma ajuda extra se você está tentando perder peso.

Coloque sobre sua salada ou adicione ao suco. Ou também faça um delicioso pudim cremoso: misture uma garrafinha de leite de coco com 2 colheres de sopa de chia, 2 colheres de sopa de cacau em pó, e um pouco do adoçante Stevia. Bata bem e coloque na geladeira, e em 10 minutos você terá uma rica e achocolatada sobremesa.

"Sementes de chia são muito nutritivas - na verdade elas são a única fonte mais rica em ácidos graxos ômega-3 a base de plantas que você pode comprar", disse o Dr. Lipman.

Elas também contém antioxidantes, proteínas e minerais, além de fibras solúveis e insolúveis, que ajudam na digestão.

Além do mais, as sementes de chia tem uma propriedade incomum - elas incham e aumentam em 5 vezes o seu peso, assim quando você adicionar uma ou duas colheres na sua refeição você se sentirá satisfeito mais rápidamente. E elas praticamente são sem gosto, ficando assim muito fácil para adicioná-la em sucos, molhos, sopas e saladas.

10. Leia o rótulo do seu sabonete

Algumas marcas de sabonete contém um antibacteriano chamado triclosan.

Quando essa substancia entra em contato com a água que foi tratada com cloro (que é usado para desinfetar a água da torneira), obtém-se o clorofórmio, que é um potencial cancerígeno.

Também verificar no rótulo se o sabonete contém quaternium-15, que pode liberar formaldeído. Jogue-os fora se conterem qualquer uma dessas duas substâncias.

Dr. Lipman disse: "O problema é que muitos sabonetes contém substâncias químicas, sendo o triclosan a principal. Ele é um disruptor endócrino, o que significa que ele afeta os hormônios - em particular os hormônios da tireóide, bem como os hormônios sexuais estrógeno e progesterona. Elas só vão matar as bactérias, não os vírus, e os efeitos colaterais sobre os hormônios são notáveis".


Pequenas atitudes no nosso cotidiano podem aumentar muito nossa qualidade de vida. Vamos começar?

Texto extraido de "As novas regras da Saúde" de Frank Lipman.

Fonte: DailyMail



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