Perca Peso Agora

10 Frutas e Verduras que Devemos Preferir Orgânicas

Orgânico ou não orgânico, esta é a questão. Quais frutas e verduras seria melhor preferir orgânicas?

As respostas vêm do mais recente relatório sobre o tema, feito pela Consumer Reports, que leva o título de “Pesticides in Produce”.Consumer Reports fornece aos consumidores orientações para fazer compras em matéria de saúde e ambiente.

As recomendações se aplicam, em particular, aos Estados Unidos, onde fica a sede da associação de consumidores, mas é válida para todos e nos faz refletir sobre as diferenças entre os produtos orgânicos e os convencionais.

Sabemos que devemos aprender a comer mais frutas e verduras, um conselho que continua a ser o foco de orientações dietéticas internacionais. Porém, os problemas destes alimentos seriam apresentados pelos resíduos de pesticidas.

A cada ano, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos testa os produtos à venda nos supermercados norte-americanos para fornecer sugestões de compras seguras para os seus consumidores.

O risco e a quantidade de resíduos de pesticidas podem variar de um país para outro. Por exemplo, os especialistas apontam que os melões cultivados em Honduras e México, Guatemala e Costa Rica tinham um risco menor de conterem resíduos de pesticidas do que os melões cultivados nos Estados Unidos. Contudo, de acordo com a análise realizada neste país, os alimentos orgânicos sempre se classificam nas categorias de baixo risco no que diz respeito a estes resíduos.

Para a Consumer Reports o ideal seria tentar sempre comprar orgânicos, mas dado que orgânico pode ter preço bem mais alto, a idéia é orientar os consumidores para fazerem uma seleção específica de quais alimentos levam muito agrotóxicos em seu cultivo e neste caso, comprar orgânico seria praticamente uma necessidade.

Frutas para escolher sempre orgânicas

  • Nectarina

  • Tangerina

  • Pêssegos amarelos

  • Cranberries

  • Morangos

Vegetais para escolher sempre orgânicos

  • Vagem

  • Pimentões

  • Pimentas

  • Batata-doce

  • Cenouras

As hortaliças convencionais seguras para se comprar são: brócolis cultivados nos Estados Unidos e México; cerejas cultivadas nos EUA; uvas provenientes dos Estados Unidos, México, Peru e Chile; alface dos Estados Unidos e do México.

Segundo a tabela que pode ser vista aqui, nenhuma verdura cultivada no Brasil, de maneira convencional, é segura para se comprar. A única coisa segura no Brasil seria uma fruta: o mamão papaia. Já a manga convencional brasileira seria mesmo de se evitar.

Na Europa a EFSA anunciou recentemente que quase todos os alimentos que os europeus consomem contêm resíduos de pesticidas, mas em níveis mais baixos do que o normal.

Vale a pena ficar atento!

Fonte: Green Me



Receba Dicas de Saúde Grátis

Tenha uma vida mais saudável com nossas melhores dicas e novidades.

Compartilhar no Facebook